Araraquara integra lista de municípios que receberão apoio federal para adaptar planejamento urbano às alterações climáticas

Projeto AdaptAÇÃO, do Ministério das Cidades, selecionou 50 projetos de todo o país; Araraquara obteve segunda melhor pontuação da região Sudeste

Mais lido

No último dia 17, durante a COP30 em Belém (PA), o Ministério das Cidades anunciou a lista dos 50 projetos municipais selecionados para integrar o Projeto AdaptAÇÃO, que fornecerá assessoria técnica para aprimorar políticas urbanas com foco na adaptação climática. Entre os 69 municípios escolhidos, inscritos de forma individual ou por meio de consórcio, Araraquara apresentou uma das seis propostas selecionadas no Estado de São Paulo e obteve a segunda melhor pontuação da região Sudeste.

A proposta do município incluiu a revisão de instrumentos urbanísticos para modernizar a ordenação territorial e qualificar ambientalmente o espaço urbano, de forma a reduzir efeitos como ilhas de calor, assoreamento de rios e sobrecarga no sistema de drenagem, fortalecendo a capacidade da cidade para enfrentar impactos climáticos presentes e futuros.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Priscila Crepaldi, a seleção de Araraquara como a segunda colocada dentre as cidades selecionadas do Sudeste tem grande significado. “Historicamente, nossa cidade pensa no planejamento urbano. Há mais de 40 anos, se destaca pelas legislações urbanísticas e neste momento estamos na iminência de iniciar um novo processo de revisão da peça mais importante do planejamento urbano, o Plano Diretor. Dentro deste contexto, a assessoria técnica advinda do programa AdaptAÇÃO será de grande importância e contribuição.”

A secretária destaca que entre os principais objetivos do programa está a discussão sobre as necessárias adaptações da ocupação do solo urbano às mudanças climáticas. “Tal tema, ao qual estamos sensíveis como agentes atuantes no planejamento urbano da cidade, vem ao encontro das atuais ações e políticas públicas municipais, como o trabalho desenvolvido pelo Comitê Municipal de Redução de Risco. Gostaria de destacar também que a conquista é fruto da iniciativa e do trabalho dos arquitetos e engenheiros da SDU, que obtiveram êxito no cumprimento das exigências do programa em prazo exíguo”, completa Priscila.

Sobre o projeto
O Projeto AdaptAÇÃO é fruto da cooperação entre o Ministério das Cidades do Governo Federal e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e do Observatório das Metrópoles. A assessoria técnica será oferecida pelos núcleos regionais de pesquisa.

As atividades, previstas para acontecer entre janeiro e dezembro de 2026, incluem capacitações presenciais e virtuais, produção de guias metodológicos, relatórios e materiais de referência, oficinas locais e workshops para disseminação e troca de experiências.

Mais Artigos

Últimas Notícias