sexta-feira, 22, novembro, 2024

Araraquara registrou, de 16 a 22 de setembro, mais 213 casos positivos de Coronavírus

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 11,5%

Mais lido

Araraquara registrou, entre o período de 16 a 22 de setembro de setembro, mais 213 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 7,3% de um total de 2.891 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 11,5%.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.714 testes em sintomáticos, dos quais 200 foram positivados, e 1.104 testes em assintomáticos, com 6 positivados.

Portanto, Araraquara soma 90.186 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 101 permanecem em quarentena e 89.359 já saíram.

Hoje, dia 23 de setembro, 6 pacientes estão internados; 5 estão em enfermaria, sendo 4 confirmados e 1 confirmado, e 1 confirmado está na UTI.

Dos 6 internados, 4 são moradores de Araraquara e 2 residem em Santa Lúcia.

Hoje, a Santa Casa tem 1 paciente, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 1 paciente e o Heab tem 3 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.

O município registrou, até o momento, 726 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nesta semana.

E a vacinação contra a Covid-19 continua no município.

A Secretaria Municipal de Saúde teve que interromper temporariamente a aplicação da 1ª dose nas crianças de 3 e 4 anos, porque não há doses suficientes de Coronavac, que é o único imunizante aplicado nessa faixa etária.

Nesta semana, por conta da demanda e da otimização do uso das doses, a Saúde havia anunciado que a vacinação do público infantil em geral passaria a ser feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, em todas as unidades de saúde.

No entanto, por conta dos estoques baixos de Coronavac, essa programação está mantida normalmente somente para as crianças a partir de 5 anos.

Para amanhã, sábado, dia 24 de setembro, está confirmada a realização de plantão de vacinação contra a Covid-19 para o público infantil, a partir de 5 anos, e todo o público adulto, das 8 às 15 horas.

Estarão abertas as unidades da Vila Xavier, Vale Verde, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista. Todos serão atendidos nestas 11 unidades, no sábado.

Está sendo feita a 4ª dose da vacina nas pessoas acima de 25 anos que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses. As demais doses (1ª, 2ª e 3ª), que estão em atraso, também estão sendo aplicadas e é importante que a população busca atualizar o esquema vacinal para evitar as formas mais graves da doença.

E a aplicação da 2ª dose dessas crianças de 3 e 4 anos terá início na próxima semana – naquelas que estão com pelo menos 28 dias da 1ª dose – mas somente no SESA, das 8 às 14 horas, ainda por questão de otimização dos imunizantes.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias