sábado, 15, junho, 2024

Ato marca abertura da nova sede do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa e anúncio de recursos

Foram assinados dois termos aditivos que garantirão a construção de duas salas cirúrgicas no novo espaço, além da ampliação de leitos e adequações no setor de urgências e emergências do hospital

Mais lido

Uma solenidade realizada nesta terça-feira (4) marcou a abertura dos trabalhos do novo espaço do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, que presta atendimento oftalmológico aos pacientes do SUS encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara). Desde esta segunda-feira (3), o atendimento já é realizado no novo endereço, na Avenida Luís Raia, 393, com acesso à Avenida Leonilda Santarelli Braga, 118, Jardim Arangá.

Durante o ato, também foram assinados dois termos aditivos. O primeiro, no valor de R$ 1 milhão, proveniente do Ministério da Saúde, visa a construção de duas salas cirúrgicas oftalmológicas no novo espaço de atendimento da unidade. O segundo, um incentivo financeiro municipal no valor de R$ 500 mil, vai possibilitar a ampliação de leitos e adequações no setor de urgências e emergências do hospital.  

O prefeito Edinho enalteceu a união de esforços voltados para o fortalecimento da Santa Casa. “Estou muito feliz por construirmos uma saída para o problema da Oftalmologia da Santa Casa, que foi uma saída grandiosa, uma saída de qualidade, uma saída de valorização e fortalecimento do SUS. Eu tenho certeza de que a qualidade do atendimento se dá pelos profissionais que trabalham na oftalmologia, mas claro que quando oferecemos estrutura física, juntamos as duas coisas. Juntamos dignidade com qualidade técnica e profissional. Isso é o que estamos oferecendo aqui hoje. E se nós conseguirmos abrir o número de leitos para abrigarmos os pacientes da urgência e emergência de forma que não existam mais macas nos corredores, daremos mais um passo para o fortalecimento da Santa Casa”, comentou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, elogiou o trabalho dos profissionais que atuam no Serviço de Oftalmologia. “Para mim, é muita emoção. Nós sabemos o que passamos para chegar neste dia. Foi uma longa trajetória de dificuldades que enfrentamos, mas hoje podemos entregar para a população essa obra diferenciada. Eu tenho quase 16 anos de trabalho como secretária de Saúde de Araraquara, mas trabalho na Saúde da cidade há 38 anos e durante este tempo e a partir do momento em que se abriu o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, se tem uma equipe que nunca deu algum problema para o Sistema Único de Saúde, essa equipe foi a do Serviço de Oftalmologia. A minha gratidão a toda equipe não é uma gratidão só minha, mas de toda a população de Araraquara”, declarou. 

O Dr. Fernando Paganelli falou em nome do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa. “Esse serviço é exemplo de que o SUS funciona, é um exemplo de que as pessoas estão engajadas. Conseguimos fazer esse serviço crescer e neste momento temos uma sede digna, os pacientes estão sendo muito bem acolhidos e estamos conseguindo praticar uma oftalmologia extremamente decente. Isso não significa que não se praticava antes, mas com o novo espaço e com o centro cirúrgico, vamos dar mais fluidez aos casos”, destacou.

Também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); o vereador Marchese da Rádio (PSD); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o provedor da Santa Casa, Jéferson Yashuda; Fernando Passos, que representou a Mesa Diretora da Santa Casa; Roberto Massafera, que representou o Conselho Administrativo da Santa Casa; Renan de Ponte, irmão da Santa Casa; e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Cidinha Silva.

O Serviço de Oftalmologia

De acordo com balanço recente dos serviços prestados, são realizados no local cerca 13.6 mil exames por mês, além de 750 primeiras consultas, mais de 2.8 mil retornos a subespecialistas e 195 cirurgias mensais, tanto em caráter de urgência, quanto eletivos. Os principais exames oftalmológicos realizados no Serviço de Oftalmologia são tonometria, fundoscopia, mapeamento de retina, retinografia colorida e fluorescente, topografia de córnea, fotocoagulação a laser, capsulotomia e campimetria, entre outros. Já os procedimentos cirúrgicos englobam, entre outros, cirurgias de catarata, implante intra estromal, vitrectomias, transplantes de córnea, trabeculectomia, estrabismo, oculoplástica e pterígios.

Além disso, com o atendimento dos municípios da DRS III no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa, toda a região conta com cirurgias de maior complexidade, incluindo os transplantes de córneas. Os pacientes de Araraquara chegam ao Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara encaminhados pela UBS de referência. Os agendamentos são realizados pelas Secretarias de Saúde dos municípios atendidos.

Já em casos de emergência, os encaminhamentos são feitos via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). O serviço de urgência e emergência atende toda a região, 24 horas, com plantão inclusive aos fins de semana e feriados.

Na nova sede, o horário de atendimento continuará de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Quem utiliza o transporte coletivo pode chegar ao local por meio da linha Melhado/Tamoio via Centro Oftalmologia/Cedeface. Os pacientes com consultas agendadas devem entrar em contato pelos telefones (16) 3331-5531 ou (16) 3461-5637.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias