sexta-feira, 22, novembro, 2024

“Canal Direto com a Prefeitura” traz história de recomeço movido pela paternidade

Mooslin Ribeiro Batista, fundador e tesoureiro da Cooperativa Sol Nascente, relata sua trajetória na série especial do Dia dos Pais

Mais lido

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” apresenta ao longo desta semana uma série especial do Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo, 13 de agosto. A edição desta terça-feira (8) contou com a participação do fundador e tesoureiro da Cooperativa Sol Nascente, Mooslin Ribeiro Batista, que contou sua trajetória e revelou como o cooperativismo fez a diferença em sua vida.

Mooslin relembrou como a paternidade mudou seus conceitos. “O começo da minha história teve uma parte dolorosa, que foi a parte que eu passei nove anos dentro do cárcere, mas foi algo que eu tirei de aprendizado. Quando eu fui preso, eu não tinha filho. Passei nove anos preso. Conheci a minha esposa e trocamos cartas durante um ano. Deus me abençoou por ela poder me visitar e meus filhos ocasionaram a mudança total na minha vida. Antes de eu ter filhos, minha cabeça era diferente lá dentro. Quando minha esposa engravidou da minha primeira filha, a Sara, eu coloquei na minha cabeça que eu tinha que sair e mudar a minha forma de pensar, minha forma de agir, porque eu tinha uma pessoa que ia me tirar como exemplo. A partir daquele momento, quando a minha esposa teve a Sara, a minha cabeça mudou totalmente. Eu foquei e decidi buscar um caminho diferente para dar para a minha filha, um caminho que eu não tive porque não tive um pai presente. Deus me agraciou, hoje eu tenho três filhos e isso é algo que foi extremamente importante para a minha mudança”, relembrou ele, que hoje é pai de Isaque, Davi Miguel e Sara Gabrielly.

Mooslin ficou no cárcere de 2011 a 2020 e menos de um mês depois que saiu, ajudou a fundar a Cooperativa Sol Nascente. “Graças a Deus, desde então eu pude dar uma vida digna para os meus filhos, pude dar uma moradia e hoje posso dar um calçado, posso dar um lazer, uma estrutura. E hoje eu procuro mostrar para eles aquela dificuldade que eu passei. Hoje eu me orgulho que eu posso ser um exemplo para os meus filhos. Hoje eu chego em casa e é a minha maior alegria ver como eles me recebem, ver eles virem correndo até mim. Isso é o que me dá força a cada dia. Cada dia vamos lutando para poder mostrar que eles têm capacidade de ter um bom estudo, que o estudo é tudo. Hoje em dia eu só agradeço a Deus por essa oportunidade que eu tive de conhecer essa mulher, que é minha esposa Beatriz. E agradeço de verdade aos meus filhos, que são minha força. É com eles que eu chego em casa e recarrego a minha bateria”, comentou.

Ele explicou como orienta os filhos para que eles não precisem passar por tudo o que ele passou na vida. “Eu oriento eles a estudar. Eu falo para eles que passei por uma fase que não obedecia a mãe, que fui desobediente. Então eu prezo muito pela obediência deles. Falo para eles me escutarem para que não tenham que sofrer o que eu sofri. É importante passar para as crianças o sofrimento e deixar bem claro que se elas seguirem esse caminho, isso também vai acontecer na vida delas. Nós apontamos o caminho mais  fácil e procuramos proporcionar o melhor para eles”, acrescentou.

Mooslin falou sobre como concilia o trabalho com a paternidade. “Tem dias em que estamos em uma correria, tem dias que eu chego tarde, então quando a gente recebe, eu procuro levá-los para passear, levá-los para a lanchonete. Tenho faltado um pouco devido à correria, que não é fácil e tem uma demanda muito grande de procura. Mas eu procuro passar para eles que se o pai está faltando é porque está correndo atrás para ajudar mais pessoas. Mas eu creio que logo mais vamos ter um tempinho maior para eles. Hoje, graças à cooperativa, eu tenho a possibilidade de levar meus filhos ao McDonald’s, levar ao shopping e isso para mim é gratificante. Eu procuro suprir a necessidade que falta em algumas situações. Hoje eu posso dar um brinquedo, hoje eu posso dar um tênis e isso é gratificante”, citou.

Ele destaca também o trabalho da Cooperativa Sol Nascente para que esse recomeço de vida se estenda a outras pessoas. “Temos hoje 43 cooperados e a cooperativa vem provendo isso através de um trabalho digno e de um salário digno. Eu acredito que se a pessoa tiver um salário digno, ela consegue dar uma estrutura para a sua família. Hoje os pais, através do trabalho e através da cooperativa, podem dar um tênis bom, podem dar uma roupa boa, podem oferecer o melhor para seus filhos. A cooperativa vai fazendo esse trabalho, que é de extrema importância. Temos o cuidado, fazemos festas nas datas para as crianças e procuramos fazer o melhor para eles. O trabalho é um conjunto”, reforçou.

A Sol Nascente, aliás, conta com novos projetos voltados para as crianças. “Estamos fazendo um projeto no entorno da sede, onde plantamos horta e levamos as crianças para poder plantar uma mudinha, ensiná-las desde o começo a cuidar da natureza. Se temos hoje um ar puro, um ambiente ainda em que a gente consegue viver tranquilo, foi devido aos cuidados dos nossos avós, dos nossos pais. Temos que passar isso de geração em geração. Se não cuidarmos agora, o que os nossos filhos vão colher lá na frente? Por isso procuramos fazer projetos e temos muitos projetos em mente para poder ensinar desde pequeno a cuidar e preservar o meio ambiente”, assegurou Mooslin.

Ele aproveitou para deixar sua mensagem aos pais. “Desejo um feliz Dia dos Pais a todos os pais de Araraquara. É uma honra estar aqui representando todos os pais egressos do sistema carcerário, pois sabemos como é chegar o Dia dos Pais e não ter seu filho ali te visitando, não poder dar um abraço. É muito triste porque a pessoa se encontra encarcerada e seu filho vai em uma festa da creche, onde ele olha em volta e seu pai não está. Isso é uma coisa muito dura. Através da cooperativa, nós diminuímos a reincidência. Hoje, o maior presente de um pai que passou pelo sistema é poder dar um abraço”, concluiu Mooslin.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias