Um levantamento realizado pela Tendência Consultoria Integrada mostrou que, no Brasil, existem 3,5 milhões de pessoas desempregadas há mais de dois anos, o que representa 26% dos desocupados.
Ainda segundo a pesquisa, o cenário é ainda pior nas classes D e E, que respondem por 81% desse grupo de pessoas que estão há mais de 48 meses sem trabalho formal.
Diante dessa realidade, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a criação do Plano Municipal da Retomada do Emprego para as Classes Sociais em Situação de Vulnerabilidade Social e Econômica. Por meio da Indicação n° 2.025/2022, o parlamentar afirma que muitas são as possibilidades para a geração de emprego e renda, como a disponibilização de cursos nas áreas da tecnologia, prestação de serviços (alimentação, mercado da beleza etc.), segurança do trabalho, mecânica, crédito para empreendedorismo e startups, além de cursinhos populares para ingresso nas faculdades e universidades.
Clemente também citou a Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz que toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho, e que toda pessoa que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentará se necessário, outros meios de proteção social.