A Comissão Municipal de Educação Ambiental realizou nesta quarta-feira (07), de forma remota, uma reunião de balanço das atividades de 2022. O encontro também serviu para dar início ao planejamento das ações para o ano de 2023.
O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, apresentou as ações de Educação Ambiental (EA) que foram realizadas no município e, as que ainda precisam ser desenvolvidas até o final do ciclo, que se dá no final do ano de 2023.
“Conseguimos colocar em prática quase todas as ações idealizadas no nosso planejamento do início do ano e algumas devem sair do papel ainda no começo de 2023”. Valter também reforçou que o grupo deve ser reformulado para o próximo ano, devido a impossibilidade de alguns integrantes participarem das reuniões. “Nossa ideia é convidar pessoas que representem as universidades da cidade, como a Unesp e a Uniara, além representantes de Ongs e outras pessoas atuantes na causa ambiental”.
O técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, engenheiro agrimensor, Leonardo de Araújo Neto, aproveitou o encontro para agradecer a parceria com a Secretaria da Educação. “Agradeço a parceria e todo apoio no desenvolvimento de projetos de educação ambiental como o O Rio Começa Aqui e a Bacia Hidrográfica Local”.
O professor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Alexandre Ferrari, responsável pelo Centro Municipal de Educação Ambiental do Basalto, informou que está sendo elaborado o Calendário Ambiental para o ano de 2023. “A ideia é divulgar essas importantes datas nas redes sociais da Prefeitura em parceria com a Secretaria de Comunicação”.
Também estiveram entre as pautas debatidas: o programa “Selinho VerdeAzul”; a identificação com placas das árvores que estão localizadas em Patrimônios Municipais e algumas praças (Praça da Independência, Praça da Matriz, Esplanada das Rosas, Câmara Municipal e Teatro Municipal); e o plantio e mapeamento dos exemplares de Pau Brasil da cidade.
Cabe lembrar que a Comissão Municipal de Educação Ambiental foi instituída por meio da portaria n° 27.323 assinada pelo prefeito Edinho no dia 23 de abril de 2021. O grupo, formado por integrantes do governo e da sociedade civil, tem como objetivo elaborar, implementar e monitorar a Política de Educação Ambiental no âmbito municipal.