Conselho de Ética se reúne e convoca ex-assessores de Sponton para serem ouvidos  

Jornalista do Grupo EP e mãe do vereador também foram convocados para serem ouvidos sobre a denúncia da suposta ‘rachadinha’

Mais lido

Por José Augusto Chrispim

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal se reuniu nessa segunda-feira (31) para dar prosseguimento ao processo de investigação das denúncias da suposta prática de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Emanoel Sponton (PP). Os membros do Conselho deliberaram por novas convocações de testemunhas.

Convocados

Duas ex-assessoras do vereador da base do governo Lapena, acusado da prática criminosa seriam ouvidas na Câmara, nessa segunda-feira (31), porém, enviaram e-mails alegando que não participariam das oitivas.

De acordo com a Ata da reunião, as ex-assessoras Eliane Aparecida Pereira da Silva e Taína Jóia de Macedo, serão reconvocadas para darem seu depoimento. Além delas, Gislaine Cristina Sponton do Nascimento, mãe do vereador Emanoel Sponton; os demais ex-assessores legislativos do vereador: Jhoy Marques Santos Gomes, Murilo Batosto Gonçalves e Alexandrina Cristina da Silva; os atuais assessores legislativos do Vereador: Valdemir Pereira Juvencio Junior e Juliana Catarina Orizo; e o jornalista Luis Antonio Correa dos Reis, do Jornal da EP, também foram convocados.

Denúncia

De acordo com denúncia das ex-assessoras para a imprensa, os assessores parlamentares seriam obrigados pelo vereador a devolver parte dos salários como condição para manter seus cargos no gabinete, prática popularmente conhecida como “rachadinha”. O vereador alega inocência e se diz vítima de uma perseguição política.

Afastamento de Felipa Brunelli

Além do presidente, Boi, a reunião contou com os outros membros do Conselho – Alcindo Sabino, Coronel Prado e Michel Kary -, já a vereadora Felipa Brunelli se ausentou, pois, está com dengue.

Um pedido de vereadores da base prevendo o afastamento da vereadora do procedimento de apuração preliminar, em razão das suas manifestações públicas referente ao caso que teriam indicado juízo de culpabilidade do vereador Emanoel Sponton, foi recebido pelo Conselho. Caso ela seja afastada, será substituída por sua suplente, a vereadora Fabi Virgílio.

Oitivas

Ainda durante a reunião, os membros do Conselho presentes deliberaram favoravelmente pelo seguinte cronograma de oitivas das testemunhas: 1) no dia 3 de abril, serão realizadas as oitivas: a) da testemunha Murilo Batosto Gonçalves, às 10 (dez) horas, b) da testemunha Valdemir Pereira Juvencio Junior, às 10 (dez) horas e 30 (trinta) minutos) e c) da testemunha Juliana Catarina Orizo, às 11 (onze) horas; 2) no dia 7 de abril, serão realizadas as oitivas: a) da testemunha Gislaine Cristina Sponton do Nascimento, às 9 (nove) horas, b) da testemunha Jhoy Marques Santos Gomes, às 9 (nove) horas e 30 (trinta) minutos, c) da testemunha Alexandrina Cristina da Silva, às 10 (dez) horas, d) da testemunha Eliane Aparecida Pereira da Silva, às 10 (dez) horas e 30 (trinta) minutos, e) da testemunha Taína Jóia de Macedo, às 11 (onze) horas e f) da testemunha Luis Antonio Correa dos Reis, às 11 (onze) horas e 30 (trinta) minutos.

Mais Artigos

Últimas Notícias