Na noite da última sexta-feira (3), o plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a solenidade de entrega do título de Cidadão Araraquarense ao Dr. Ademir Roberto Sala, diretor clínico da Maternidade Gota de Leite e diretor técnico da Unidade de Retaguarda do Melhado.
A honraria foi concedida pelo Decreto Legislativo nº 1.111/2021, de autoria do presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB). A atividade, que contou com transmissão ao vivo, reuniu familiares e amigos do homenageado.
O Dr. Ademir, que esteve acompanhado de sua esposa Adriana e dos filhos Gabriela e Eduardo, se mostrou agradecido com a homenagem e também agradeceu a sua família, amigos e equipe. “Eu nunca imaginei algo assim, uma honraria ou um reconhecimento tão ilustre. Eu fico muito feliz e agradeço muito. Um dos ensinamentos que eu sempre tento passar é para nunca desistir, sempre lutar, e a Saúde vai te devolver isso em algum momento, de alguma forma. Aqui em Araraquara nós podemos lutar, pois tem pessoas que vão apoiar. Essa homenagem vem para celebrar essa vida aqui em Araraquara, que para mim é muito importante e que tenho muito a agradecer”, comentou.
Propositor da homenagem, Boi citou a importância do trabalho do médico, principalmente durante a pandemia da Covid-19. “O Dr. Ademir tem um respeito profundo e enorme nesta casa. Ele é um escolhido. Nunca vi ninguém criticá-lo e são muitos os relatos, que muitas vezes ele até esquece, mas que nas conversas das famílias o nome dele é lembrado, com aquela velinha acesa, aquela oração, aquele sentimento de luz e de energia para que Deus continue fortalecendo sua vida, por conta da importância que ele teve no momento mais difícil das vidas delas. Essa é a maior homenagem, quando as pessoas querem o nosso bem, mesmo sem sabermos. Os profissionais da saúde sabem o quanto é difícil se dedicar tanto à profissão e por isso desejo que Deus continue iluminando seu caminho”, afirmou o presidente da Câmara.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, que representou o prefeito Edinho na cerimônia, destacou a importância do médico na atuação em prol do sistema de saúde da cidade. “É um profissional extremamente competente, extremamente humano e extremamente comprometido com o Sistema Único de Saúde, que não exita em nenhum momento em prestar a assistência necessária. Hoje a Maternidade Gota de Leite tem a cara do Dr. Ademir no acolhimento e no atendimento às mulheres. O Ambulatório de Saúde da Mulher, na sua área oncológica, tem a cara e as características do Dr. Ademir, que luta muito por tudo isso. E durante a pandemia, o Dr. Ademir agregou outras ações indescritíveis”, salientou.
A secretária lembrou ainda da atuação do médico na montagem e desenvolvimento do Hospital de Campanha, da unidade do Melhado e das ações de combate à pandemia em Araraquara. “A população de Araraquara, neste momento, só tem que ser grata e abrir os braços para te acolher enquanto um filho dela. É um filho que se preocupa com a cidade, com a população e que se dedica. É difícil ter profissionais tão comprometidos e o Dr. Ademir é esse profissional. Eu, enquanto secretária de Saúde, representando aqui o prefeito Edinho, tenho que agradecer muito e tenho uma eterna gratidão. Sinto um enorme carinho, mas não é só carinho, é um reconhecimento”, acrescentou.
A diretora administrativa da Maternidade Gota de Leite, Joice Nogueira Calera, que representou a diretora executiva Lúcia Ortiz, apontou que o título é um reconhecimento pelo trabalho do colega. “É uma justa homenagem, mais do que merecida, para um parceiro de trabalho da FunGota e da Secretaria de Saúde. Vou falar aqui da Fungota, representando nossa diretora executiva, que tem o Ademir como seu braço direito na maternidade. Por diversas vezes eu já ouvi ela falar isso e agora eu também presencio isso diariamente no cotidiano das ações na diretoria. Ele é o nosso respaldo técnico para todas as tomadas de decisões na Fungota, em relação aos hospitais que nós gerenciamos e nas UPAs. Ele é sempre nosso apoio para tomar as decisões da melhor maneira possível, na forma de atender e prestar um cuidado mais humanizado para a nossa população. Nisso ele é craque. Ele está sempre se preocupando com os pacientes, já demonstrou diversas vezes o seu caráter, a sua índole, a sua preocupação e sua humanidade com todas as pessoas que passam pelos nossos serviços”, comentou.
Sobre o homenageado
Nascido em Tabatinga, Ademir Roberto Sala é docente no curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara). É doutor em Ciências pelo programa de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e mestre em Ciências pelo programa de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.
Médico Adido junto ao setor de oncomastologia do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP (1999-2000), possui o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia-Tego (1996). Realizou residência médica em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992-1995).
Sua graduação em Medicina foi realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (ano de formatura 1991).