sexta-feira, 22, novembro, 2024

Equipe Bushido-kai/Fundesport contou com vários atletas no degrau mais alto do pódio

O teste utiliza a Escala de Ringelmann, método regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

Mais lido

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade concluíram neste mês a avaliação de opacidade de fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

Também conhecido de “teste de fumaça”, ou “aferição/medição de fumaça preta”, o teste utiliza a Escala de Ringelmann, método regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que visa comparar a coloração da fumaça com um cartão com os cinco padrões de cinza.

O Fiscal Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aparecido de Jesus Bernardo, explica que este laudo de opacidade é um certificado que formaliza o controle periódico das emissões de poluição junto à fumaça emitida por veículos, máquinas agrícolas/pesadas e estacionários movidos a diesel. “A iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente e o objetivo é controlar a emissão de gases que degradam o meio ambiente e podem trazer problemas à saúde. As viaturas aprovadas recebem certificado no momento da avaliação, e as que apresentaram desregulagem são encaminhadas para manutenção”.                                    

Bernardo acrescenta que a análise também está sendo realizada com os testes automáticos através do programa Virtual Ringelmann, que utiliza vídeos dos carros e analisa a coloração da fumaça de forma automática emitindo um laudo sobre a mesma.

“Esta atividade também contempla as exigências do Programa Município VerdeAzul em sua diretiva Qualidade do Ar que visa estimular os municípios a cumprir esta exigência em toda a frota pública a diesel bem como das prestadoras de serviços”. Ele salienta que a previsão é de que o teste seja concluído ainda neste semestre, em toda a frota a diesel da Prefeitura de Araraquara e das empresas terceirizadas.

Cabe lembrar que o município possui a Lei Municipal Nº 7019/2009 que dispõe sobre a obrigatoriedade de todos os veículos pertencentes à administração direta ou indireta do município de Araraquara, bem como de prestadores de serviços, passarem por inspeção veicular.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias