A Secretaria Municipal da Educação realiza nos dias 9 e 10 de novembro a IV Mostra Cultural da Educação Integral, tradicionalmente realizada no Centro Internacional de Convenção (Cear). O evento gratuito e aberto ao público, reúne trabalhos desenvolvidos pelas 14 escolas municipais pertencentes ao Programa de Educação Integral.
Cerca de 560 crianças e adolescentes da Educação Integral da rede municipal irão se apresentar nestas duas noites para um público aproximado de 800 espectadores. Música, dança e poesia integram as apresentações que marcam o encerramento do ano letivo do programa de Educação Integral da Prefeitura.
A coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, explica que o evento é realizado anualmente e neste ano a rede municipal de ensino elegeu como tema “Tecendo horizontes: fazer, sentir, pensar para reencantar o mundo”, “Dada a experiência vivenciada pela pandemia, que impactou a vida e as emoções, e provocou reflexões acerca do futuro e das relações sociais”.
De acordo com ela, o evento é um momento de compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes escolares e de celebração à Educação, à Arte e à Cultura. “É também um momento de encontro dos estudantes, dos profissionais da educação, dos familiares e da comunidade araraquarense para celebrar o trabalho de um ano. Esta edição da Mostra é especial já que marca o retorno da atividade após 2 anos suspensa em decorrência das restrições da pandemia do COVID-19”.
Na primeira noite de apresentações, realizada nesta quarta-feira (9), participaram a EMEF do Campo “Maria de Lourdes S. Prado”, o Centro de Educação “Aléscio Gonçalves dos Santos”, a EMEF do Campo “Hermínio Pagôtto”, o Centro de Educação “Piaquara – Prof. Lectícia Vitta Filpi”, a EMEF “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, o Centro de Educação Integral da EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza e a EMEF “Henrique Scabello”. Na noite desta quinta-feira (10), se apresentarão a EMEF “Olga Ferreira Campos”, EMEF do Campo “Eugênio Trovatti”, Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, Centro de Educação “Ranchinho”, EMEF “José Roberto Pádua de Camargo”, EMEF “Vereador Edmilson de Nola Sá” e Centro de Educação “Fundecitrus”.