domingo, 25, fevereiro, 2024

Fórum da Semana da Cidadania LGBTQIA+ reúne olhares de diferentes gerações

"Juventude e Velhices" foi o tema debatido nesta quarta-feira (25) no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+

Mais lido

Ao longo desta semana, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ (Avenida Espanha, 536, Centro) recebe quatro fóruns que integram a Semana da Cidadania LGBTQIA+ de 2023, que conta com uma programação diversificada e abrangente, que promete oferecer uma mistura de celebração, educação e reflexão, destacando a importância da igualdade de direitos e da diversidade em nossa sociedade. Nesta quarta-feira (26), o tema abordado foi “Juventude e Velhices”, em um encontro que reuniu pontos de vista de diferentes gerações sobre a causa LGBTQIA+.

A assessora de políticas LGBTQIA+ da Prefeitura, Lígia Buzolla, destacou a importância do encontro. “A atividade contribuiu para trazer uma contextualização a partir da experiência de pessoas mais velhas e suas vivências e lutas contra o preconceito e em paralelo ouvir as experiências das novas gerações com a participação de jovens que trouxeram seus pontos de vista sobre a luta e os seus principais desafios”, apontou.
A atividade contou com a participação da 

vereadora Filipa Brunelli (PT). Os fóruns, realizados sempre às 19h, tiveram início na segunda-feira (23) com o tema Negritude LGBTQIA+. Nesta quinta (26), será a vez do Fórum LGBTQIA+ e Religião, enquanto o Fórum Mulheres LBT (lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) acontecerá nesta sexta (27).

A programação da Semana da Cidadania LGBTQIA+ foi aberta na última sexta-feira (20) no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, que sediou o Simpósio “Saúde integral da população LGBTQIA+”. No sábado, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ recebeu a Pré-Conferência de Cultura LGBTQIA+, que fomentou o diálogo entre sociedade civil e o poder público sobre as políticas públicas que englobam a comunidade LGBTQIA+ com foco no segmento cultural.

A programação será encerrada neste domingo (29), a partir das 12h, com a 14ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, que tem como foco a luta pelo fortalecimento das políticas públicas que englobam a comunidade LGBTQIA+. O percurso terá concentração e início no Parque Infantil. Neste ano, a parada traz o tema “Família não é privilégio, é direito” e contará com as atrações musicais de Grag Queen, Irmãs de Pau e os DJs Beats, Raissa Assunção, Renan Alves, Ulisses Philippelli e Sol Negro.

A programação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Cultura e Fundart, Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+, Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ e IST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara, por meio do mandato da vereadora Filipa Brunelli, e + Plural Coletivo LGBTQIA+ Interseccional de Araraquara.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias