quinta-feira, 4, julho, 2024

Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) debate segurança pública do município

Reunião realizada nesta quinta-feira (1º) contou com apresentação de estatísticas e diálogo sobre a modernização do videomonitoramento e o Programa de Mediação de Conflitos

Mais lido

Na tarde desta quinta-feira (1º), a Sala de Reuniões do Paço Municipal recebeu a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é um fórum deliberativo e executivo composto por autoridades municipais e representantes dos entes federados e das instituições do poder público que atuam, de forma direta ou indireta, na área da segurança pública. 
Trata-se de uma ferramenta de gestão que reúne um conjunto de instituições que incidem sobre a política de segurança pública, promovendo projetos e ações integradas tendo como objetivo discutir, deliberar e executar essas políticas com vistas ao controle e prevenção criminal.

O secretário Municipal de Governo, Donizete Simioni, que representou o prefeito Edinho, fez a abertura do encontro, ressaltando a importância do órgão colegiado para o debate dos temas relacionados à segurança pública no município.

Em seguida, o 

secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, deu início aos trabalhos, apresentando dados estatísticos comparativos entre o primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 2023, referente aos principais indicadores criminais registrados no município. “Esses dados são baseados na assinalação criminal fornecida pelo setor de inteligência da Polícia Civil e ressaltam a tendência de queda nos crimes mais violentos como homicídios e roubos e uma tendência de alta nos crimes contra o patrimônio sem o uso da violência, sobretudo furtos de fiação de cobre e nos crimes contra a liberdade sexual, como o estupro”, afirmou o secretário.
O coronel João Alberto Nogueira Júnior também fez uma apresentação sobre a modernização e ampliação do sistema de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, onde destacou as 130 câmeras que estão em processo de instalação e falou sobre as principais entradas e saídas monitoradas pelo Sistema Detecta, além do sistema de córtex, que é a leitura das faces através de câmeras atrelada a um banco de dados que passa pela análise do setor de inteligência da GCM. Ele citou ainda as ações realizadas com drones, inclusive em conjunto com a Vigilância Sanitária.

Outro assunto apresentado pelo secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública foi o Programa Municipal de Mediação de Conflitos, que entrou em vigor no início do ano e tem por objetivo contribuir para a prevenção à violência. No programa, uma pessoa imparcial, o mediador, auxilia a comunicação entre dois indivíduos em conflito por meio do respeito e da utilização de técnicas baseadas na informalidade. O intuito é que esses indivíduos consigam, eles mesmos, resolver o impasse de maneira consciente e voluntária. Os mediadores que atuarão no programa são, em um primeiro momento, advogados voluntários capacitados e especialistas em métodos de solução de conflitos.

Compõe o 

Gabinete de Gestão Integrada Municipalrepresentantes do Orçamento Participativo de diversas regiões da cidade, escolhidos nas reuniões plenárias públicas convocadas para elaboração das prioridades orçamentárias do município, além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial e Industrial e Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara. O GGIM opera por consenso, em regime de mútua cooperação. Logo, não cabe a nenhum de seus integrantes a função de determinar ou decidir unilateralmente instituições que o compõem.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaqueline Barbosa; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; 

o coordenador da Secretaria  de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 

Carlos Ferreira; o representante da Secretaria de Cultura, Marcelo Gigante; o representante da Secretaria de Planejamento e Finanças, Danilo Jardim; a comandante da GCM, Juliana Zaccaro; o gerente da Defesa Civil, Luiz Dell’Aqua; Carlos R. V. S. Filho, representante do Corpo de Bombeiros; a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Luciana Nuci; o representante da Polícia Científica (IC), Ricardo do Amaral; o comandante da 3ª CIA 13BPM/I, Capitão Santos; o presidente do CONSEG, Gilberto Pinheiro; o delegado da DIG, Dr. Gustavo Maia; o representante da Polícia Rodoviária, 1º Ten. PM João Paulo Guedes; o presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho; e o delegado da DISE, Dr. Edmar B. Piccolo Jr.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias