O Dia Internacional da Mulher contará com uma programação especial em Gavião Peixoto, com palestras e apresentação de dança do grupo ‘Oficina das Meninas’, de Araraquara.
A programação começa na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, com a palestra ‘Mulheres Especiais’.
O evento está marcado para as 14h, no Espaço do Saber, e contará com a presença de mulheres com histórias marcantes, como Nataiane Nunes Lima (Pedagoga), Claudete Aparecida Defavere (Dirigente Sindical e Presidente da Subsede do Sindicato da Saúde de Campinas e Região, representado na cidade de Araraquara), Sônia Regina Mattiassi Neves (Secretária da Educação) e Márcia Aparecida Salmeron Marçal da Silva (Primeira-dama de Gavião Peixoto).
A roda de conversa também contará com a participação da advogada Juliana Mari Riqueto. Ela é membro integrante da ‘Comissão da Mulher Advogada’ e da ‘Comissão da OAB vai à Escola’.
“Vamos receber mulheres com histórias de vidas incríveis e inspiradoras. Queremos compartilhá-las com todos neste dia, que será muito especial”, disse Márcia Aparecida Salmeron Marçal da Silva, primeira-dama de Gavião Peixoto.
No dia 9 de março (quarta-feira) ocorre a palestra “Empoderamento da Mulher”, que será ministrada pela psicóloga Viviane Baroni e contará com o apoio do diretor da Assistência Social de Gavião Peixoto, Rodrigo Preman Polinário. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também participa deste evento.
Na parte da manhã, às 10h, na Escola Estadual Conselheiro Gavião Peixoto, os alunos participam desta palestra. Já na parte da tarde, às 13h, será a vez dos alunos da EMEF Ermides Barsaglini Gulla.
Para fechar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, no dia 10 de março (quinta-feira), ocorre uma apresentação de dança do Centro Cultural e Assistencial ‘Oficina das Meninas’, às 14h, no Ginásio Osvaldão.
O grupo de Araraquara é uma organização sem fins lucrativos somando-se à rede de atendimento a crianças e adolescentes, atuando desde janeiro de 2004.
O Centro tem suas atividades direcionadas para meninas e adolescentes de 6 a 18 anos, priorizando as famílias de baixa renda em que mulheres sejam as provedoras (‘chefes de família’, como mães, avós, tias ou responsáveis legalmente).
O ‘Oficina das Meninas’ conta com uma equipe de profissionais atuando como educadores sociais nas áreas de dança, teatro, inclusão digital, educação para valores, orientação e prevenção em saúde, além do grupo de apoio administrativo e de serviço de alimentação, limpeza e manutenção.
“Uma data importante e que merece muita reflexão. Precisamos conscientizar as gerações futuras sobre a importância do papel da mulher em nossa sociedade e essa semana terá essa função”, comentou o prefeito Adriano Marçal.
PROGRAMAÇÃO
8 de Março
PALESTRA “MULHERES ESPECIAIS”
Horário: 14 horas
Local: Espaço do Saber
9 de Março
PALESTRA “EMPODERAMENTO DA MULHER”
Locais e horários:
10h – E.E. Conselheiro Gavião Peixoto
13h – EMEF Ermides Barsaglini Gulla
10 de Março
APRESENTAÇÃO “OFICINA DAS MENINAS”
Horário: 14 horas
Local: Ginásio Osvaldão