quinta-feira, 4, julho, 2024

Inscrições abertas para oficinas gratuitas da Mostra Audiovisual Wallace Leal

"Imersão além das telas: o encontro do cinema e da performance" será realizada nesta quinta (15), enquanto "Cinema: a presença na cena para as telas" acontece na sexta (16)

Mais lido

A 11ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, com o tema “Entrelaçamentos audiovisuais”, será realizada de 15 a 17 de dezembro, com atividades gratuitas realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, com o apoio do Senac Araraquara. A programação é composta por oficinas, filmes de longa e curta-metragem, sessão de curtas do interior de SP dirigida por mulheres e o Encontro ICine.

A programação apresenta duas oficinas, que estão com inscrições abertas: “Imersão além das telas: o encontro do cinema e da performance”, com Eduardo Pires (dia 15) e “Cinema: a presença na cena para as telas”, com Jacqueline Durans e Cyntia Maria (dia 16). As duas oficinas serão realizadas no Senac Araraquara, das 8h às 12 horas, sendo obrigatório o uso de máscaras. O Senac está localizado na Rua João Gurgel, 1935, no Carmo.

·          Quinta (15/12), das 8h às 12h:

Oficina “Imersão além das telas: o encontro do cinema e da performance”, com Eduardo Pires

 O cinema é uma mídia que nos causa reações e potencializa nossas emoções. A conexão entre o espectador e as telas pode ser classificada como uma via invisível percorrida pelos estímulos sonoros, visuais, culturais, e contextuais das obras cinematográficas; tocando, virtualmente, nossos sentidos. Mas e se imagem e som não ficassem presos às telas? E se, ao vivenciar uma obra audiovisual, nós pudéssemos ser fisicamente tocados? Nesta oficina, vamos explorar algumas possibilidades do encontro entre cinema e performance, discutindo obras contemporâneas internacionais que extrapolaram as telas e uniram elementos da performance para potencializar a experiência do espectador-vivenciador. Após um breve panorama, os participantes iniciarão o desenvolvimento de um micro projeto artístico envolvendo essas duas disciplinas.

Eduardo Pires, aka Cadu, é artista e pesquisador araraquarense. Eduardo desenvolve performances artísticas que exploram a intimidade e convidam os participantes a refletir sobre seus corpos, celebrar suas diferenças, e compartilhar suas histórias. Eduardo é fundador da KASEL, The Experiential Zeitgeist Institute, um clã de artistas internacionais que se conecta para promover espaços de experiência e conhecimento gerando novas possibilidades artísticas. Atualmente, Eduardo recebe a bolsa Vice-Chancellor’s PhD Scholarship da University of Greenwich, em Londres, integrando o programa de Doutorado em Arte Dramática da School of Stage & Screen. Sua pesquisa investiga estratégias de engajamento entre artista e comunidade por meio da prática de performances interativas. Seus interesses de pesquisa incluem teatro imersivo, cinema em realidade virtual, jogos de realidade alternativa, e narrativa transmídia. 

Link para inscrição: https://forms.gle/Rha6Y485pBZsw2zB8

·         Sexta (16/12), das 8h às 12h:

Oficina “Cinema: a presença na cena para as telas”, com Jacqueline Durans e Cyntia Maria

Lee Strasberg, dizia que: “o ator cria com sua própria carne e sangue, todas as coisas que todas as artes tentam de alguma forma descrever.” Durante esta atividade os participantes irão estudar cenas extraídas de roteiros fílmicos, e de modo pratico irão decupar, desenvolver a cena, finalizando o exercício com a filmagem da cena. O processo possibilitara uma vivencia intensa do tempo de SET e o exercício do controle do ambiente cênico, como ferramenta no trabalho da atriz e do ator. Uma atividade imersiva, nas etapas que envolvem o processo técnico e criativo para a filmagem de uma cena. O corpo presente, a escuta, se colocar em cena de modo disponível e flexível, para o jogo cênico, atuando com inteligência emocional – ação e reação da personagem – na construção da cena. Ferramentas técnicas auxiliam os atores, a conquistarem o gesto limpo, a descobrirem e expandirem suas potencialidades e ajudam a desenvolver os recursos cênicos de modo consciente, pela consciência corporal e espacial, elementos fundamentais que ajudam o intérprete a encontrar sua “verdade da cena”, nas relações com o outro, seu próprio tempo, e assim imprimir ritmo, construir imagens, força e o poder da presença na tela, que transborda pelo olhar ou no gesto “invisível.”

Jacqueline Durans, mulher cis, parda, feminista, progressista, promotora legal popular, roteirista, diretora, produtora, atriz e professora. Atriz no espetáculo “Apátridas” da Companhia Nova de Teatro indicado ao Prêmio Internacional Teresa Pomodoro 2022, Teatro No’hma, Milão, Itália e cumpriu temporadas: Itaú Cultural, Teatro No’hma (Milão, IT), Teatro Artur Azevedo, SP, e no Curta Metragem de Guilherme Xavier, “Despovoado”, produtora Oeste Cinema. Atualmente é orientadora no Projeto Oficinas DS Sustentáveis – Cinema Documentário (EMEF Rafael de Medina, EMEF Henrique Scabello e Núcleo NEJA), Araraquara e Campinas – Produtora Numen. Palestrante: Roteiro e Produção para Cinema – UNIARA, Araraquara (SP). Membro da Comissão Julgadora do PROAC 2022 – Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo. Prêmios: PROAC 39/2021; Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.017/2020; Prêmios na Mostra Wallace de Cinema dos filmes Veracidade e Achei o meu nariz; Prêmio melhor filme no “Festival do Cinema Brasileiro” para o documentário Achei o Meu Nariz; Prêmio melhor atriz, Festival Curta Teatro SESI/Sorocaba, “No tempo de uma cena” – adaptação de Hamlet – dramaturgia e direção de Eduardo Córdobhèss.  

Cyntia Maria Oliveira da Silva, tem 31 anos e estudou Publicidade e Propaganda na Universidade de Araraquara, UNIARA e tecnólogo em Design Gráfico na Universidade Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. A fotógrafa recém formada no curso de Editor de Vídeo e Assistente em Computação Gráfica do Senac Araraquara, sempre teve o sonho em trabalhar com o audiovisual. Atua no mercado de fotografia desde 2014. Sua paixão por documentar histórias através da imagem e som, a direcionou no caminho por busca em novas especializações. Atualmente, tem realizado produções audiovisuais como o seu mais recente documentário “Vozes que Transcendem”, uma produção realizada para visibilizar a luta de mulheres negras ativistas na cidade de Araraquara/SP.

Link para inscrição: https://forms.gle/6sSzq9nJpiTZudgB6

SERVIÇO:

11ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues – Oficinas

Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

·         Quinta (15/12), das 8h às 12h:

Oficina “Imersão além das telas: o encontro do cinema e da performance”, com Eduardo Pires

Link para inscrição: https://forms.gle/Rha6Y485pBZsw2zB8

·         Sexta (16/12), das 8h às 12h:

Oficina “Cinema: a presença na cena para as telas”, com Jacqueline Durans e Cyntia Maria

Link para inscrição: https://forms.gle/6sSzq9nJpiTZudgB6

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias