Nesta terça-feira (29), às 19h, a Casa SP Afro (Av. Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier) sediará o evento “AfroDivas – Jornada do Conhecimento – Empoderamento através da estética”, atividade que integra o “Julho das Pretas”, programação realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres.
O encontro desta terça contará com uma oficina de confecção tiaras e colares e um debate sobre empoderamento feminino e políticas para mulheres negras. A oficina será ministrada pelas artesãs e trancistas Mari & Meri, que irão proporcionar a oportunidade de se encantar ao criar peças e adornos de maneira divertida. Haverá ainda atividades ligadas à estética e cuidados essenciais (cabelos, pele e maquiagem), com Marie Souza, especialista em cabelos com curvatura, e Bruna Ribeiro, educadora afro e trancista. A atividade será realizada em uma parceria com o grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA) – Afro.
O “Julho das Pretas” é uma ação que visa fortalecer as organizações protagonizadas por mulheres negras, reforçar as pautas de gênero e raça, trazer mais visibilidade à essa luta e exigir políticas públicas. A agenda também é inspirada no fato de julho ser o mês de fortalecer o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (dia 25), o Dia Nacional de Tereza de Benguela (25) e o Dia da Mulher Africana (31).
Para a coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, o evento se torna ainda mais especial por ser no dia 25 de julho, uma das datas que inspiram a programação. “No dia 25 de julho é muito importante falarmos do empoderamento das mulheres nas várias vertentes e também através da estética, para poder incentivar o afro-empreendedorismo e também valorizar a auto-estima. É importantíssimo que as pessoas possam participar e estimular a compra e venda através do empreendedorismo, além de aproveitar essa oportunidade para aprender uma profissão e empreender, porque o nosso foco também é fazer com que as pessoas saiam de lá com a missão de empreender”, comentou.
A programação seguirá até o dia 30, com uma agenda composta por oficinas, debates, Prêmio Drª Rita de Cássia e a Feira & Festa Afro Kilombô.
PROGRAMAÇÃO – JULHO DAS PRETAS
25 de julho, terça-feira
19h – Casa SP Afro
“AfroDivas – Jornada do Conhecimento” – (empoderamento através da estética)
– Oficina de confecção Tiaras e Colares e debates sobre o empoderamento feminino/ Políticas para mulheres negras.
Com as artesãs: Mari & Meri, que irão proporcionar a oportunidade de se encantar ao criar tiaras e colares, numa oficina prática e muito divertida.
– Estética e cuidados essenciais: Cabelos, pele e maquiagem.
Parceria com MEA – Afro
27 de julho, quinta-feira
19h – Casa SP Afro – Brasil
Prêmio Drª Rita de Cássia – (Premiação que homenageia anualmente dez mulheres negras (pretas, pardas, latino-americanas e caribenhas) que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, tendo como objetivo a valorização da mulher afrodescendente no contexto da cidadania.
29 de julho, sábado
A partir das 18h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô
30 de julho, domingo
10h às 22h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô
Parceiros:
Frente Parlamentar Antirracista
MEA-Afro
Coletivo Cadê Tereza
Secretaria Municipal de Cultura / Fundart
(Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio)
Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara
MariBiju