sábado, 15, junho, 2024

Ministro do Trabalho e Emprego enaltece força do cooperativismo em Araraquara

Em visita à cidade, Luiz Marinho participou de encontro com trabalhadores e do lançamento do aplicativo de entrega "Morada Express"

Mais lido

Nesta sexta-feira (17), Araraquara recebeu a visita do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Seu primeiro compromisso na cidade aconteceu pela manhã no Distrito Araraquara (antigo Cear), onde participou, juntamente com o prefeito Edinho, de um encontro com trabalhadoras e trabalhadores da cidade e região. O mesmo evento foi marcado pelo lançamento do aplicativo de entrega “Morada Express”, da Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara.

Em sua fala, Luiz Marinho elogiou o engajamento da Prefeitura de Araraquara no propósito de fortalecer cada vez mais o cooperativismo. “O que tenho a fazer, ao ver a experiência de Araraquara, é agradecer a todos vocês pela dedicação, pelo talento e pelo sacrifício para chegar até aqui. Certamente, é uma experiência que vai estimular aqui e os municípios vizinhos. Também devo parabenizar, porque se as cooperativas passaram por todas as dificuldades, amadureceram e venceram, é porque vocês são merecedores e vencedores. Temos que ter um olhar especial para a economia solidária e para o cooperativismo. Aqui, nós podemos produzir novas experiências de empresas cooperativadas, inclusive que disputem mercado com o capital, porque nós não temos que recuperar o capital, temos que recuperar somente o capital humano. Portanto, é o melhor sistema do ponto de vista do trabalhador e da trabalhadora”, frisou.  

O prefeito Edinho comentou que acredita que o cooperativismo é a expressão de uma sociedade sem exploração e sem injustiça com o trabalhador. “Eu fico feliz com este lançamento porque foi um longo processo, como tem sido um longo processo manter as cooperativas. Eu fico feliz porque foi um longo processo para que a Morada Express existisse. Hoje ela existe e hoje ela é organizada. Esse aplicativo é o melhor do mundo? Não é, e nunca o melhor do mundo vai existir. Quando estiver funcionando bem, nós vamos criar um outro para ser melhor do que esse, para que possamos evoluir e que vocês possam ser competitivos. Temos que entender também que vocês estão concorrendo com o mercado de trabalho, com plataformas financiadas pelo capital internacional, que são multinacionais. Por isso, é preciso ter disciplina e hierarquia, porque nada funciona se ninguém souber seu papel no processo. Tem que estar organizado, tem que ter disciplina e tem que funcionar, porque vocês vão enfrentar um grande capital no mercado, mas eu acredito que o trabalhador é capaz de se organizar, é capaz de fazer gestão. Eu acredito na força do coletivo e eu acredito no mundo que é capaz de gerar empresa sem submissão do trabalho”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), exaltou a proximidade do governo federal com a cidade. “A presença do ministro Luiz Marinho é motivo de orgulho e reforça o respeito do governo federal para com nosso município e nossa gente trabalhadora. Os diálogos concretizados e os eventos de hoje são fundamentais para entendermos as necessidades e anseios daqueles que constroem  a nossa sociedade. Estamos fazendo história neste município. Todas as atividades deste dia refletem o dinamismo e o compromisso integrado para o desenvolvimento e o bem estar de todos os moradores”, observou.

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) também elogiou a atuação da Prefeitura no apoio ao cooperativismo. “Para mim, é uma alegria muito grande voltar a Araraquara e ver a forma como o prefeito Edinho Silva coordena as ações em prol da geração de trabalho e essas iniciativas de cooperativismo que estimulam a economia solidária”, ressaltou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) elogiou os programas e projetos voltados para a geração de renda na cidade. “Eu não tenho nenhuma preocupação em dizer que Araraquara é um oásis no meio do deserto. Araraquara é uma cidade que de fato leva experiências exitosas para outras pessoas. Existem muitos locais que se espelham no nosso cooperativismo, na nossa participação popular, nos nossos programas e em tudo o que fazemos aqui para melhorar a vida das pessoas”, mencionou.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) também valorizou a iniciativa. “Além de todos os benefícios humanos e sociais, é preciso refletir sobre a questão do dinheiro ser gasto na nossa cidade e circular aqui dentro. Isso é muito importante. O motoentregador que vai fazer seu trabalho, ajudando os empresários locais, também vai consertar a sua moto na mecânica local, também vai comprar os seus produtos na cidade, e isso fortalece muito a economia”, explicou.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que no ato representou os gestores municipais, exaltou o incentivo ao cooperativismo na cidade. “O cooperativismo de Araraquara é exemplo e temos visto sua importância para a mudança de vida de muitos trabalhadores. Incentivar o cooperativismo não é só gerar trabalho e renda, mas resgatar cidadania. Isso é muito importante, além da inclusão social. São políticas públicas que fazem a diferença. Eu tenho muito orgulho de fazer parte de um governo que tem políticas públicas sólidas em todas as áreas e que fazem o resgate da cidadania”, salientou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, afirmou que os programas de incentivo às cooperativas e às startups da Prefeitura são motivos de muito orgulho. “O nosso Coopera Araraquara recentemente conquistou o Prêmio Inclusão Produtiva do Sebrae SP. Ele beneficia diretamente cerca de 500 pessoas que trabalham de modo coletivo e outras 2.000 pessoas beneficiadas indiretamente. Reúne 10 cooperativas e 3 associações. E, entre as nossas cooperativas, está a cooperativa Morada Express, que hoje temos aqui a satisfação de participar do lançamento do aplicativo que vai viabilizar os serviços de frete e de delivery da cooperativa, conforme já apresentado. Pelo empenho e iniciativa de todos os cooperados, na pessoa do presidente Rômolo, desejo muito sucesso a todos vocês”, pontuou. Damiano também destacou o programa municipal de startups. “E eu quero aproveitar a oportunidade para destacar também a relevância do nosso Programa de Estímulos às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. Hoje estamos na segunda edição do programa, e dando continuidade a uma iniciativa muito bem-sucedida na sua primeira etapa, quando nós inserimos o município na tendência mundial de apoio e incentivo às startups e ao empreendedorismo inovador. É importante a gente destacar que o desenvolvimento da primeira etapa rendeu muitos frutos às empresas participantes. E todo esse sucesso resultou em mais investimentos neste projeto: o auxílio financeiro para as empresas contempladas nesta segunda fase teve um aumento de 50%, em comparação à primeira edição. Trata-se de um programa que gera desenvolvimento econômico e social em âmbito local e regional; valoriza a inovação, a diversidade e a sustentabilidade do município. Além de valorizar a humanização, atrair e reter talentos”, concluiu o vice-prefeito.

A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, revelou que o lançamento do aplicativo é a realização de um grande sonho. “Com esse aplicativo, que é da nossa cidade, com trabalhadores da nossa cidade, nós fomentamos a economia local e geramos condições novas de trabalho por meio do cooperativismo, que possibilita a sustentabilidade da cooperativa. Dessa forma, a economia solidária, aquela utopia da classe trabalhadora, aqui em Araraquara é um projeto que se concretiza em ações como essa que estamos lançando hoje”, citou.

O presidente da cooperativa Morada Express, Rômolo Augusto Alves de Souza, falou sobre o início do projeto. “A cooperativa surgiu em 2020, quando vimos que a situação precária ia se aprofundando cada vez mais, com o trabalhador trabalhando cada vez mais e ganhando cada vez menos. Procuramos o prefeito Edinho para pedir uma solução, um caminho, e surgiu a ideia de fazer a cooperativa. A cooperativa nasceu com o objetivo de manter a qualidade de vida dos trabalhadores e fazer o desenvolvimento local, econômico e social. Para isso, contamos com o apoio da sociedade. E ao usar o nosso aplicativo, a sociedade vai contribuir para esse desenvolvimento, valorizando cada trabalhador que deixa sua casa para exercer uma profissão de risco embaixo de sol e de chuva”, projetou.

Também marcaram presença os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas); o secretário de Planejamento e Finanças, Adriano Altieri; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; a secretária de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Administração, Juliana Lujan; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto; o chefe de gabinete, Renato Ribeiro; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; o superintendente do Daae, Delorges Mano; a ouvidora geral do Município, Fernanda Fegadolli Nascimento; o presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações SA, Manoel Araújo Sobrinho; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; o prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli; Tinho Belintani, ex-prefeito de Dobrada; e Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos.

O aplicativo

O aplicativo é uma iniciativa da própria cooperativa, contemplada em março pelo Edital de Chamamento Público 001/2024, denominado “Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária”. A cooperativa foi contemplada com R$ 80 mil na categoria “Inovação Tecnológica, Tecnologia Social e Inovação em Gestão nas Cooperativas”, para implementação e custeio inicial das atividades do seu aplicativo próprio. O Plano de Apoio ao Cooperativismo e de Fomento à Economia Solidária utiliza recursos do Fundo Municipal de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária e integra o programa municipal “Coopera Araraquara”.

A Morada Express realizará, por meio de seu aplicativo, serviços de frete e de delivery (coleta, transporte e entrega de bens, produtos, pacotes e documentos). O aplicativo operará no formato marketplace, onde os estabelecimentos comerciais poderão expor seus produtos para serem comprados pelos clientes, sendo a entrega feita pelos motoentregadores da cooperativa. O app tem apoio da Prefeitura com campanha de marketing, assessorias técnicas e de comunicação.

A implantação do aplicativo conta com duas fases. A primeira acontece nesta sexta, com o lançamento da plataforma, que dará início a uma busca ativa de estabelecimentos parceiros para o marketplace do app e adesão de novos cooperados. A fase 2 está marcada para o dia 10 de junho, com o início da operação do aplicativo para a população.

Luiz Marinho

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho é formado em Direito e foi prefeito de São Bernardo do Campo. Nos dois primeiros mandatos do governo Lula, comandou o Ministério do Trabalho (2005 a 2007), além de ter atuado como ministro da Previdência Social (2007 a 2008).

Foi operário da Volkswagen e acumula passagem pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ter presidido o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo.

Outros ministros na cidade


Vale salientar que Araraquara tem recebido visitas frequentes de ministros da Presidência da República, como Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias