domingo, 7, julho, 2024

Praça Inclusiva do Pinheirinho celebra o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

Encontro deste sábado (23) terá diversas atrações gratuitas, com uso da piscina, atividades de recreação, contação de histórias, lanche, pipoca e muito mais

Mais lido

Neste sábado (23), a Praça Inclusiva do Parque Ecológico do Pinheirinho receberá o encontro do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que reunirá uma série de atividades gratuitas. A ação será oferecida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Fundesport, Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência.

O encontro terá início às 10h com a realização de exame médico para a utilização das piscinas (para pessoas com deficiência e seus curadores), que vai até as 12h. Após o exame, todos poderão utilizar a piscina adaptada, que contará com salva-vidas e monitores. Às 12h haverá um coffee break com lanches, salgados e bebidas, e durante o dia todo haverá carrinho de pipoca e algodão doce gratuitos. A ação terá ainda contação de história lúdica em parceria com o Instituto Colibri e atividades de recreação para pessoas com deficiência e toda a família.

O assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fernando Supesche, destacou a importância da ação. “Será um dia muito especial, tanto para as pessoas com deficiência quanto para as mães, que irão se divertir muito. Essa foi uma demanda das Mães Guerreiras, uma entidade que se dedica na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Elas trouxeram a pauta até a assessoria. Em parceria com a Secretaria de Esportes, a qual agradeço muito a secretária Milena Pavanelli, e o gerente do Parque Pinheirinho, Márcio Janasi, poderemos proporcionar um dia de lazer, cultura e muita diversão”, comentou.

Fernando também revelou que as mães das crianças também terão uma atenção especial. “Teremos uma tenda de autocuidado para as mães, onde vai ter massagem relaxante, vai ter reiki e vai ter uma oficina de autocuidado. Então as mães vão poder aproveitar todas essas atividades de autocuidado enquanto estaremos com as crianças fazendo bastante atividades recreativas. Por volta das 16h, vamos ter a apresentação de um grupo de dança com cadeira de rodas que nós temos aqui no município, que vai finalizar a atividade”, completou.

Vale destacar que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. A data é instituída pela Lei nº 11.133/2005, e trata-se de mais um mecanismo para reforçar na sociedade a importância dos direitos voltados para esse público e a necessidade de políticas que promovam a inclusão. A luta pelos direitos humanos da Pessoa com Deficiência é histórica e tem seu grande marco em 1948 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias