O Parque Infantil, no Centro, sediou neste sábado (2), o encontro “Contra o escorpião, prevenir é a solução”, evento da “Semana estadual de enfrentamento ao escorpionismo”, que contou com exposição de escorpiões e orientações sobre medidas preventivas. A atividade foi realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, com uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente de Zoonoses, Gislaine Cristina das Neves, destacou o interesse das pessoas pelo tema. “O evento foi um sucesso e recebemos um grande número de pessoas, todas super interessadas nas orientações. Todo público que passava parava para prestigiar e conhecer e receber toda orientação. As crianças aprenderam e se divertiram com as pinturas de escorpião. Foi um evento muito receptivo e recebemos muitos elogios”, comentou.
Em 2023, a Semana estadual de enfrentamento ao escorpionismo compreendeu os dias entre 28 de agosto e 2 de setembro.
Proteção e cuidados
O escorpião anda pelas tubulações subterrâneas e invade as residências pelos ralos, pias, tanques e grelhas de água de chuva sem proteção adequada. Por isso, vistorie sua casa frequentemente.
Além disso, é importante seguir algumas orientações: proteja todos os ralos com peneiras protetoras próprias para ralos; forme corretamente o sistema de sifão no encanamento das pias e tanques (formato de “U”); instale telas tipo “peneira de feijão” (malha 06) nas grelhas de drenagem do quintal; vede a fresta do cano na mangueira de saída da máquina de lavar roupas; instale rodos de proteção nas portas de entrada, sem frestas nas laterais; vede todas as frestas de caixas de inspeção de esgoto, gordura, eletricidade e outras.
Não acumule telhas, tijolos ou madeira. Isto favorece o esconderijo e a proliferação dos escorpiões. Jogar lixo e entulho escondido também é ato criminoso, principalmente porque existem pontos certos de coleta em toda a cidade. Também é importante não utilizar veneno, visto que ele não é eficaz no controle e desaloja mais escorpiões.
Hábitos para evitar acidentes com escorpiões
Examine roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usar. Não deixe roupas esparramadas pelo chão. Atenção ao manusear tapetes e panos de chão. Afaste camas, sofás e berços da parede. Use luvas espessas e calçados fechados ao manusear objetos amontoados no solo e em frestas úmidas e escuras. Mantenha o ambiente das crianças com o mínimo de objetos no chão e vistorie todo o espaço antes de as acomodar.
Sintomas do acidente com escorpião
A picada sempre causa dor intensa. Crianças podem chorar fortemente, ao ponto de não conseguirem explicar o que está acontecendo. Leve ou acione imediatamente o socorro médico.
No local da picada pode ocorrer um leve inchaço, com formigamento ou dormência. A dor se irradia à raiz do membro: se na mão, a dor sobe em direção ao ombro; se no pé, pode se estender pela perna. De acordo com a intensidade do envenenamento, podem ocorrer salivação excessiva, vômitos, aumento do suor pelo corpo, agitação ou sonolência.
Em crianças com dor intensa, não aguarde outros sintomas. É preciso encaminhar imediatamente para o socorro médico especializado.
Primeiros socorros em acidente com escorpiões
Em caso de acidente envolvendo escorpiões, busque imediatamente o serviço de saúde. Para Araraquara e região, o atendimento desse tipo de acidente é realizado na UPA Central, que fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), s/n. Também pode se contatar o atendimento pelo telefone é (16) 3334-6900 ou acionar os serviços de resgate pelo 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiros).
Se possível, limpe o local com água e sabão. É importante destacar ainda que não existe tratamento caseiro. Não use gelo, pomadas ou qualquer produto natural,
industrial ou alcoólico. Não faça cortes, sucções, queimaduras ou outros. Isto complica o quadro clínico.