A programação do FIDA 2024 – Festival de Dança de Araraquara tem início na próxima quinta-feira (19) e segue até o dia 29 com diversas atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
A programação terá início na tarde de quinta-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) onde será lançado o curso de Licenciatura em Dança – curso EaD, realizado entre a Secretaria Municipal da Educação em parceria com a UFBA – Universidade Federal da Bahia.
O Curso de Licenciatura em Dança na Educação a Distância tem por objetivo formar o professor de dança para a Educação Básica e para outros espaços de ensino-aprendizagem da dança. Com 8 semestres, envolve: atividades formativas (obrigatórias e optativas), prática como componente curricular, e estágio curricular supervisionado, além de atividades complementares.
A diretora e curadora Gilsamara Moura conta que a implantação da Licenciatura EaD em Dança em Araraquara é uma luta de mais de 6 anos de negociações com os órgãos competentes. “Essa Licenciatura com polo em Araraquara coroa a cadeia de políticas públicas que vai da Semana do Sapateado, Dia Internacional da Dança, EMD Iracema Nogueira e Fida como políticas consolidadas para a Dança desde 2001. Um presente para Araraquara que espero seja bem recebido”.
Na quinta-feira também será realizada a abertura oficial do FIDA, às 20h, no Teatro Municipal, com a apresentação do espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA (GDC/UFBA). “Ancestralidade em Movimento” tem como referência as matrizes estéticas negro africanas na Bahia, em diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. Esse contexto inspirador conjuga o passado com o presente e a reflexão sobre o futuro.
A programação segue até o dia 29 com diversas atividades, entre espetáculos, oficinas, conversas, mostra de Araraquara, homenagem e temas atuais. A diretora do FIDA explica que 2024 terá as emblemáticas cenas: indígena, preta, LGBTQIA++, Insolente. “O modo conceitual como que o FIDA tem se firmado, ganhou destaque em vários mercados internacionais de arte. O FIDA é um festival que traz pautas urgentes para a cena com dança”, pontua a diretora.
Programação – As atividades internacionais do FIDA contam com: Portugal (com o artista Pedro Vilela no espetáculo “Figueiredo”, na Sessão Maldita do dia 20, às 21h, no Teatro Municipal); Paraguay (com Alejandra Diaz na oficina “Balé Clássico Revisitado”, dia 24, às 19h, na EMD); e França (Cie. A Fleur de Peau – com oficina, dia 27, às 9h, na EMD; e espetáculo “Conférence Dansée”, dia 28, 20h, no Teatro Municipal).
Artistas das regiões Norte e Nordeste também participam do programa, como: Bruno Sousa e Wilson Junior, do Amazonas; Ângelo Santiago, Antrifo Sanches, Caroline Melo da Mota, Clênio Magalhães, Gilberto Santiago, Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, Lucas de Gal, Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã – todos da Bahia; e Ireno Junior (Plataforma Danças Que Temos Feito – Dqtf), Joana Maria e Mestre Naldinho, do Piauí. Vale destacar a participação da Aldeia Wassu (dia 21, 16h, no Sesc Araraquara).
Araraquara estará representada com a participação de diversos artistas, grupos e academias. A programação apresenta: a mostra das academias, escolas e grupos de dança de Araraquara e região, com organização de Beatriz Borghi (dia 21, 18h, no Teatro de Arena); o espetáculo “Transgressoras” e Bailinho com Grupo Embalanço e Estúdio Zambabem (dia 21, 21h, no Espaço arte Multicultural); o espetáculo “Ferrovias”, com Cia. Papapumpá (dia 22, 10h30, no Museu Ferroviário); o espetáculo “Bravun de Elebara”, com o Núcleo de Dança da EMD e a performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari (dia 24, 9h, na APAE). Destaque para Magda Silva e DJ Sol Negro, no encerramento (dia 29, a partir das 18h30 na Praça Pedro de Toledo).
Ainda, de Araraquara, foi selecionado por meio de edital o trabalho “Para dar o nome #pedra”, com as bailarinas Marineia Pereira da Silva e Tais Magnani e a atriz Patrícia Assunção (dia 22, 19h, no Teatro Municipal). Vale destacar que, na cidade de Matão, no próximo dia 18, na Casa Pipa, haverá o “Esquenta FIDA”, com a apresentação “Para dar o nome #pedra” (19h).
Oficinas – As diversas oficinas de dança e de música serão oferecidas para o público em geral, assim como para os alunos da EMD. O público poderá participar das atividades, mediante inscrição prévia online pelo link: https://bit.ly/oficinasfida2024 .
São oferecidas 9 oficinas, sendo 8 de dança e 1 de música, com realização na: Escola Municipal de Dança, Casa SP Afro e Senac Araraquara. São elas: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior – em 2 locais: Senac Araraquara (dia 20) e Escola Municipal de Dança/EMD (dia 21, 23); Oficina de Música “Confluências Pretas”, com Ângelo Santiago, Gilberto Santiago, Caroline Melo da Mota e Lucas de Gal (na Casa SP Afro, dia 20); Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” com elenco Grupo de Dança Contemporânea/UFBA (na Casa SP Afro, dias 21 e 22); Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG), na EMD (dias 24 e 25) e no Senac Araraquara (dia 25); Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (na EMD, dia 24); Oficina de Dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (na EMD, dias 26 e 27); Oficina de Dança “FREVO: entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (na EMD, dias 26 e 28); Oficina de Dança “De corpo a corpo – a transmissão”, com Denise Namura e Michael Bugdahn (na EMD, dia 27); e Oficina de Dança “Entre Rios e Florestas”, com Wilson Júnior (na EMD, dia 28).
Programação do FIDA 2024:
· 18/09 (quarta-feira)
19h: Esquenta FIDA! – Apresentação do trabalho selecionado do Edital Municipal Transartístico de Araraquara – “Para dar o nome #pedra”
Local: Casa PIPA – Matão (Entrada pelo Rua Vicente Russo – Azul Ville, Matão – SP)
· 19/09 (quinta-feira)
14h às 16h: Lançamento da Licenciatura em Dança (EaD/UFBA)
Encontro com Escolas, Grupos, Professoras de Artes e Artistas locais, com Antrifo Sanches e Gilsamara Moura (coordenadores EaD/UFBA)
Local: Secretaria Municipal de Educação (Sala Milton Santos) – Av. Vicente Jeronimo Freire, 22 – Vila Xavier
20h: Abertura com o espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, com Grupo de Dança Contemporânea (GDC/UFBA)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 20/09 (sexta-feira)
10h às 12h: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior, Plataforma Danças Que Temos Feito – Dqtf (PI)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
10 às 12h: Oficina de Música “Confluências Pretas”, com Ângelo Santiago, Gilberto Santiago, Caroline Melo da Mota e Lucas de Gal (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)
20h: Espetáculo “Estrangeiro”, com Antrifo Sanches (BA)
+
Sessão Maldita
21h: Espetáculo “Figueiredo”, com Pedro Vilela (Portugal/Brasil)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 21/09 (sábado)
10h às 12h: Oficina de Dança “Danças e confluências pretas”, com elenco GDC/UFBA (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)
13h às 15h: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI) – Para o núcleo da escola municipal de dança e público geral
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
16h: “TORÉ”, com Aldeia Wassu
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
18h: Fala sobre o Curso de Licenciatura em Dança (EaD-UFBA), com Antrifo Sanches (BA) e Gilsamara Moura (SP/BA)
+
Mostra das Escolas, Academias e Grupos de Dança de Araraquara e região
Organização: Beatriz Borghi
Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado)
Sessão Maldita
21h: Espetáculo “Transgressoras – sobre muros invisíveis”
+
Festa: Bailinho com Grupo Embalanço em parceria com Studio Zambabem
Local: Rua Itália, 1934 – Centro
· 22/09 (domingo)
10h às 12h: Oficina de Dança “Danças e confluências pretas” com Elenco GDC/UFBA (BA)
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)
10h30: Espetáculo “FerroVias” com Cia. Papapumpá
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antonio Prado, s/n° – Centro)
19h: Espetáculo “Um pano na boca” com Ireno Junior (PI)
+
Espetáculo Selecionado no Edital Municipal “Para dar o nome #pedra”
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 23/09 (segunda-feira)
9h às 11h20: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI)
+
13h40 às 15h20: Oficina de Dança “Dançar as confluências do toque”, com Ireno Junior (PI)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
19h: “Homenagem a Nego Bispo”, com Joana Maria e Mestre Naldinho (PI) e docentes da UNESP, com Mediação: Ireno Júnior (PI)
+
Espetáculo “Bravun de Elebara” – Núcleo de Dança (EMD)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 24/09 (terça-feira)
9h: Performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari – Grupo CABEÇÃO_cansado (apoiado pela Lei Paulo Gustavo – LPG)
Local: APAE – Av. Cientista Frederico de Marco, 750 – Jardim Cristo Rei (Vila Xavier)
13h40 às 15h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
19h: Conversa e cortejo “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA), com mediação: Douglas Emilio
Local: UNESP Araraquara (Rod. Araraquara Jaú, km 1)
19h às 21h: Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (Paraguay)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
· 25/09 (quarta-feira)
09h às 11h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
14h às 16h: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)
Local: Senac Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)
14h às 15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio
+
19h: Lançamento do LIVRO – “CoreoAção: propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento”, com Clênio Magalhães (BA/MG)
+
20h: Espetáculo “Cabocla Jurema”, com Bruno Sousa (AM)
+
20h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Florguerreira Pataxó (BA) + Mediação: Douglas Emilio
Local: Instituto Federal de Araraquara (IFSP) – Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250 – Jardim Paulo Freire
· 26/09 (quinta-feira)
09h às 11h20: Oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM)
+
13h40 às 15h20: Oficina de dança “FREVO: entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (AM)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
20h: Conferência Performativa “INSOLENTE: o sentimento de que tudo é possível” (Grupo Gestus)
Compartilhamento do Resultado da Residência Artística de Criação “INSOLENTE” 2024 – CASA AWETÉ KATU, apoio Grupo Gestus e UFBA, realização Iberescena /Funarte /Ministério da Cultura /Governo Federal, com Gilsamara Moura (Brasil), Alejandra Díaz (Paraguay), Brenda Urbina Bolaños (México)
Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)
· 27/09 (sexta-feira)
9h às 11h20: Oficina de dança “De corpo a corpo – a transmissão”, com Denise Namura e Michael Bugdahn (França)
+
13h40 às 15h20: Oficina de dança “Boi de Quilombo”, com Wilson Junior (AM)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
15h: Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Com Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM)
Local: Fundação C.A.S.A
19h: Espetáculo “Nas Encruzilhadas do Samba”, com Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” (EMD)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 28/09 (sábado)
13h às 14h30: Oficina de dança “FREVO – entre a ponta e o calcanhar”, com Bruno Souza (AM)
+
14h30 às 16h: Oficina de dança “Entre Rios e Florestas”, com Wilson Júnior (AM)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier
20h: Performance “Cabocla Jurema”, com Bruno Souza (AM)
+
Espetáculo “Conférence Dansée”, com Denise Namura e Michael Bugdahn – Cie. A Fleur de Peau (França)
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
· 29/09 (domingo)
17h: “Semeando em Confluência com outros mundos – Tempo de retomada” com Trudruá Dorrico (RO) e Maria Flor Guerreira Txahá Xohã Pataxó – Grupo: Comitê Indígena Mineiro (CIM) e Mediação: Gilsamara Moura
+
18h30: Performance “A última fronteira – Ashaninka”, com Bruno Souza (AM)
+
Aulão de Forró, com Magda Silva
+
20h: Festa de encerramento “Danças e Confluências”, com DJ Sol Negro
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Grátis