domingo, 24, novembro, 2024

Programa “Saúde Cidadã – Pós Pandemia” é lançado pela Prefeitura

Solenidade de lançamento aconteceu nesta terça-feira (14) na sede da Vigilância em Saúde

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o lançamento do programa municipal “Saúde Cidadã – Pós Pandemia” em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (14) na sede da Vigilância em Saúde, no CEAR. Por conta da pandemia da Covid-19, a cerimônia contou com público reduzido e seguiu os protocolos de segurança sanitária preconizados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus. A população pôde acompanhar ao vivo pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.  

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, representou o prefeito Edinho na solenidade e se mostrou satisfeita com o lançamento do programa. “É com muita alegria que estamos lançando um projeto que é extremamente importante para a população de Araraquara. O maior desafio dos gestores do SUS é tentar organizar para dar conta da demanda reprimida por conta da pandemia e ao mesmo tempo continuar com os serviços da pandemia. Não podemos parar porque tem transmissão de coronavírus no mundo e Araraquara não seria diferente”, avaliou.  

Eliana enalteceu a participação da Santa Casa no projeto. “Esse programa só será realizado porque a Santa Casa se dispôs a fazer este mutirão. Não foi fácil e não está sendo fácil para a Santa Casa porque ela teve que conversar com todo o seu corpo clínico para fazer, em um período curto, praticamente dois meses, um grande número de procedimentos. Teve toda uma negociação com o corpo clínico, toda uma negociação com a Secretaria de Saúde, e prontamente toda a direção da Santa Casa se colocou à disposição para articular todas essas necessidades, tanto que temos pacientes que já realizaram suas cirurgias”, pontuou.

O vereador Paulo Landim (PT), que representou a Câmara Municipal, valorizou o lançamento dessa nova fase do programa. “Nós, vereadores, sabemos das dificuldades que os pacientes enfrentavam com essas cirurgias adiadas. Esse programa é muito importante e tenho certeza de que essa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa será de extrema importância para suprirmos essa demanda. Isso é um começo, mas temos que ter paciência, pois dois anos é muito tempo. Contem com a Câmara, somos parceiros e estamos aqui para ajudar”, declarou.

O diretor técnico da Santa Casa de Araraquara, o médico André Peluso Nogueira, comentou que o programa tem muito trabalho pela frente. “Nosso compromisso é de sermos parceiros da Secretaria Municipal de Saúde na execução das cirurgias eletivas. Sabemos da grande dificuldade que será fazer dois anos de cirurgias que ficaram represadas e o nosso compromisso é de fazer isso de forma organizada, respeitando a priorização da Prefeitura, que é quem nos dá a demanda de cumprir as cirurgias eletivas conforme a nossa capacidade”, apontou.

A conselheira Rosana Nasser, do Conselho Municipal de Saúde, que representou a sociedade civil, elogiou a atuação da cidade durante a pandemia e também a iniciativa de voltar as atenções para o período posterior às suas consequências. “A minha função aqui é agradecer em nome da população da cidade por tudo o que foi feito durante a pandemia. Me sinto satisfeita em ver que Araraquara já sai na frente no pós pandemia também, ou seja, estamos engajados”, salientou.  

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aluísio Boi (MDB), e dos vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Guilherme Bianco (PCdoB), Gerson da Farmácia (MDB), Lucas Grecco (PSL) e Edson Hel (Cidadania); a secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; a coordenadora de Atenção Básica, Talitha Martins; a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; e o provedor da Santa Casa de Araraquara, Marco Antonio Castelli Brandão.

O programa

O “Saúde Cidadã – Pós Pandemia” é uma nova edição do programa de mutirão para agilizar a realização de cirurgias e exames represados em parceria com a Santa Casa. Criado em 2017 para suprir a demanda por exames e cirurgias eletivas na rede municipal de saúde, o Saúde Cidadã realizou mais 20 mil procedimentos no seu primeiro ano. Nesta nova e primeira fase, quase 10 mil procedimentos serão realizados.

O investimento conta recursos próprios da Prefeitura e também com emendas parlamentares: deputada estadual Márcia Lia (PT) e dos deputados federais Nilton Tatto (PT), Alexandre Padilha (PT), Carlos Zarattini (PT), Arnaldo Jardim (Cidadania) , Rui Falcão (PT)  e Paulo Teixeira (PT).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias