Na última quinta-feira (31), o Sesi Araraquara fez a alegria da cidade, especialmente de quase 5 mil pessoas que marcaram presença no Gigantão para ver a equipe ser campeã brasileira ao vencer o Sampaio Basquete-MA por 74 a 62 pelo quinto jogo da série melhor de cinco da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no país.
O título foi ainda mais especial para Roseli Gustavo, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete e que atualmente é presidente da Fundesport e diretora de basquete feminino da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Ela conta que o ineditismo da conquista e o envolvimento do público na partida foram dois fatores que valorizaram ainda mais a façanha. “Foi uma conquista muito especial por conta de fazer cinco anos de projeto e por sempre estarmos almejando esse título. E foi mais especial ainda porque foi no Gigantão. Araraquara se tornou a capital do basquete feminino porque nenhum ginásio do tamanho do Gigantão teve um público como esse. São poucos os ginásios que o basquete feminino joga que tem a capacidade do Gigantão. Ver o ginásio lotado daquela maneira, a festa que a torcida fez, que foi um espetáculo à parte, foi algo que emocionou a todos nós. Todo mundo ficou emocionado porque desde 2017, quando o Gigantão recebeu a final do NBB, nós não víamos um público como esse. Eu fico muito feliz mesmo com isso e espero que a torcida continue acompanhando e dando o show como vem fazendo”, comentou.
Roseli falou sobre as dificuldades que marcaram o jogo, muito por conta da qualidade do adversário, que é tricampeão brasileiro. “Foi uma final de altíssimo nível, muito equilibrada e com onze jogadoras da Seleção dentro de quadra. Tinha uma jogadora da seleção argentina e as outras jogadoras jovens que podem chegar à Seleção, além de algumas que já passaram pela Seleção. Então foi um uma final de altíssimo nível e vimos como nossa equipe se superou, vindo de uma derrota no Maranhão. Teve muita entrega da equipe, muito foco e muita concentração para conquistar esse título. Foi uma noite especial onde tudo deu certo e a torcida foi o sexto jogador e impulsionou a equipe. Jogar com um ginásio desse, só eu sei como é algo gostoso para o atleta. Araraquara está de parabéns, a torcida, a equipe, as atletas, a comissão técnica e todos os funcionários da Fundesport, da Secretaria de Esportes e do Sesi. É um projeto que é realizado a muitas mãos, com muitas pessoas trabalhando direta e indiretamente”, completou.
Comandado pelo técnico João Camargo, o Sesi Araraquara teve uma atuação praticamente impecável na primeira fase da LBF, onde somou 13 vitórias e apenas uma derrota nos 14 jogos em que atuou. Nas quartas de final, eliminou o Ituano em 2 a 1 na série melhor de três e na semi eliminou o Santo André, também por 2 a 1. Na final, que é disputada em série melhor de cinco jogos, a equipe levou a melhor por 3 a 2 sobre o Sampaio Basquete-MA. Vale salientar que além de se tornar campeão brasileiro, o Sesi Araraquara também é o atual bicampeão paulista.
A equipe araraquarense faria sua estreia no Campeonato Paulista nesta quarta-feira (6) contra o Unimed Campinas, porém, por conta da final da LBF, o grupo ganhou mais alguns dias de descanso e fará sua estreia no domingo (10), às 18h, contra o São José no Complexo Teatrão, em São José dos Campos.