A construção de políticas propostas pelo programa estadual Município Verde Azul foi debatida em Araraquara nesta sexta-feira (29), em um curso de capacitação realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
O curso foi ministrado por Simone Neiva Rodella, representante técnica regional do programa Município Verde Azul e bióloga da Fundação Florestal para a Conservação e Produção de Florestas do Estado de São Paulo, e por José Walter Figueiredo, ex-coordenador e idealizador do programa.
“É uma oportunidade importante de falar sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A sustentabilidade é um tema transversal, que percorre todos os órgãos públicos do Município. Deve ser uma política pública estruturante, uma ‘espinha dorsal’ que tenha interlocução com todo o governo, as instituições e a sociedade”, avaliou o prefeito Edinho na abertura do evento.
“É essencial entendermos que a sustentabilidade é uma nova consciência para o século XXI. O Programa Município Verde Azul pode contar com Araraquara. Queremos ser parceiros na construção dessas políticas públicas”, complementou.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, também enalteceu a união de toda a Prefeitura em torno do tema. “Não é só uma secretaria. É a participação de todas as secretarias, de toda a Prefeitura. Nós vamos crescer muito em Araraquara. Quero que Araraquara se destaque no meio ambiente no estado de São Paulo e no Brasil”, afirmou Porsani.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Thainara Faria (PT), ressaltou que Araraquara está pronta para executar as ações de sustentabilidade incentivadas pelo programa e falou sobre a importância das políticas de meio ambiente, além de agradecer a presença e o compromisso de todos os participantes do curso.
Simone Rodella disse estar muito grata pelo convite para ministrar o curso e elogiou as ações desenvolvidas por Araraquara na área do meio ambiente. “Espero que vocês sejam recompensados não só com a nota do ranking, mas com a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou a representante regional.
José Walter Figueiredo também reforçou que as posições melhores no ranking não são o principal objetivo do Município Verde Azul. “A síntese do programa é induzir os municípios a estabelecerem políticas públicas. Algumas pessoas ficam atrás da nota [do município], mas a nota vem com o tempo”, analisou o idealizador do programa.
Também estiveram no evento outros secretários, coordenadores, gestores municipais e representantes do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).Sobre o programaLançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente -, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios. A ideia é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado.
‘Sustentabilidade deve ser incentivada em todas as áreas de governo’, destaca Edinho
Prefeito participou de abertura de curso de capacitação do Programa Município Verde Azul, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade