Em dezembro de 2022, o vereador João Clemente protocolou o Requerimento nº 918/2022, no qual pedia informações ao Executivo sobre a cobertura do Programa de Triagem Neonatal.
Em resposta, o Executivo encaminhou à Câmara, em janeiro deste ano, documento afirmando que, dos 2.266 recém-nascidos residentes em Araraquara, foram coletados 2.355 exames do teste do pezinho. Portanto, a cobertura é de 103,93%. “A cobertura acima de 100% se justifica, pois, além de a coleta ter sido realizada em todos os recém-nascidos, consideramos também os exames recoletados e dos residentes em outros municípios que permaneceram internados em Araraquara”, explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Nathalia Thomazin Rios.
Além disso, no documento constam informações sobre o percentual de 80% na coleta do exame na data ideal (3º ao 5º dia de vida). Com relação às doenças detectadas pelo exame no ano de 2022, as principais foram galactosemia, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito.