Alunos, professores e funcionários da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), dos campi Araraquara e Bauru, já sentem os efeitos positivos da renovação dos pontos de iluminação interna e externa. A instalação de 9,8 mil lâmpadas de LED foi realizada pela CPFL Paulista e teve investimento de R$ 1,64 milhão.
No campus da Unesp de Araraquara, o projeto contemplou a substituição dos 393 pontos de iluminação externa e das 4.790 lâmpadas internas que ainda não eram de LED. Já na Unesp de Bauru, foram substituídas 46 lâmpadas dos postes externos e 393 na parte interna dos prédios, incluindo corredores, salas de aula e laboratórios. As ações nos dois campi serão finalizadas em dezembro.
As lâmpadas de LED são mais eficientes, gastam menos energia e duram mais, o que exige menos manutenção. Com os novos pontos instalados, a estimativa é que, ao ano, seja percebida uma redução de 809,39 MWh no consumo de energia nos dois campi. Os valores economizados podem servir para outras necessidades da universidade.
“Para a CPFL Paulista, é sempre uma satisfação executar projetos de eficiência energética em instituições que prestam um serviço importante à sociedade. Nossa parceria com a Unesp é antiga e, agora, concluímos duas ações que renovaram a iluminação das unidades de Araraquara e de Bauru, contando com a parceria dos técnicos da universidade para que os projetos fossem concretizados”, comenta Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL.
As propostas da Unesp foram aprovadas na Chamada Pública de 2021, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nesse programa, clientes que desejam consumir energia elétrica de forma mais consciente podem inscrever seus projetos, que são avaliados em quatro fases: documental (análise dos documentos solicitados), técnica (avaliação da viabilidade), compliance (avaliação do cliente sob a ótica das leis anticorrupção) e ranking (pontuação e classificação).
Em anos anteriores, a CPFL Paulista financiou a execução de projetos de eficiência em outras sedes da Unesp, como Lageado e Rubião Jr., em Botucatu, e as de Franca, Sorocaba e São Vicente.