quinta-feira, 19, setembro, 2024

2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” tem início nesta quinta (17)

Com atividades até domingo (20), encontro integra a programação que celebra o aniversário de 206 anos de Araraquara

Mais lido

Nesta quinta-feira (17), às 19h, no Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha), será realizada a Atividade Pré-Encontro do 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, que 

integra a programação do aniversário de 206 anos de Araraquara. O evento, que conta com o tema “Ubuntu: pertencimento, manifestações culturais e produção de saúde”, terá entrada gratuita para o público.
Com a participação de Adriana Aragão, Carla Silva e Mafalda Pequenino, o encontro desta quinta será composto por um bate-papo pautado por saberes e ensinagens referendados no legado cultural afro-brasileiro que tece reflexões e experimentações sobre manifestações culturais enquanto espaços produtores de saúde.

Adriana Aragão é percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, foi uma das fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduação em ciência da religião pela PUC-SP.

Carla Silva é terapeuta ocupacional, doutora em educação do programa de pós-graduação em terapia ocupacional e coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria da Extensão da UFSCar.

Mafalda Pequenino é atriz, apresentadora, diretora, produtora, arte-educadora, escritora, dançarina, pernalta e dirigente cultural brasileira, uma das dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min.

Em parceria com o Sesc, o evento é realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”), Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara e Religiosos de Matrizes Africanas de Araraquara.

O encontro

O 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” 

acontece de 17 a 20 de agosto. O encontro em Araraquara visa a valorização das culturas negras, das religiões de matriz africana e ameríndia, e de todas as comunidades que, de alguma forma, celebram sua existência, sua identidade e sua ancestralidade através dos tambores.

Vale salientar que ngoma é a palavra que denomina o tambor entre os povos bantos da África Central. Ela expressa não apenas o instrumento em si, mas também a dança e o canto que é colocado em ação por meio dele e, por extensão, toda a comunidade que se reúne ao seu redor para uma celebração ritual prazerosa.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (18), às 20h, também no Sesc. No sábado (19), às 10h, será realizada a Oficina Ubuntu enquanto Saúde no Palacete das Rosas. No mesmo dia, às 14h, no mesmo local, será apresentada a Oficina Toque de Cânticos Afro, com o Pai Bira de Ogum, do Rio de Janeiro. No domingo (20), a programação conta com um cortejo, com concentração às 8h na Praça do Japão e saída às 9h. Também no domingo, das 9h às 17h, será realizada a Feira Ngoma com Encontro de Tambores no Parque Infantil. Confira abaixo os detalhes da programação.

PROGRAMAÇÃO 2º ENCONTRO DE TAMBORES “ECOS DE NGOMA”

Quinta-feira, 17 de agosto

19h – Atividade pré-Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: Ubuntu: pertencimento, manifestações culturais e produção de saúde – Bate-Papo pautado por saberes e ensinagens referendados no legado cultural afro-brasileiro que tece reflexões e experimentações sobre manifestações culturais enquanto espaços produtores de saúde.
Adriana Aragão – Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, foi uma das fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduação em Ciência da Religião pela PUC-SP;
Carla Silva – Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e coordenadora da Coordenadoria de Cultura da Pró Reitoria da Extensão da UFSCar;
Mafalda Pequenino – Atriz, apresentadora, diretora, produtora, arte-educadora, escritora, dançarina, pernalta e dirigente cultural brasileira, sendo uma das dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sexta-feira, 18 de agosto

20h – Abertura do II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara – Área de Convivência
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: show com Firma o Ponto, Samba de Terreiro  
Formado em 2017 com o objetivo de estruturar um repertório baseado em sambas de terreiro e pontos musicados brasileiros de matriz africana, o Firma o Ponto saúda grandes compositores e intérpretes que tiveram que enfrentar repressões, intolerâncias e censuras para escrever, cantar e tocar essas obras.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sábado, 19 de agosto

10h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Ubuntu enquanto Saúde
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro
Atividade: Espaço que enfatiza a sabedoria ancestral presente na gestualidade, no ritmo e na musicalidade de manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, dialogando sobre pertença, cuidado e coletividade. Com Mafalda Pequenino e Adriana Aragão do Grupo Ilú.
Parceria: Sesc Araraquara
Inscrições: no local com 30 minutos de antecedência / gratuita

14h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Toque de Cânticos Afro com Pai Bira de Ogum (RJ)
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro

Domingo, 20 de agosto

8h30 – Cortejo – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Saída do cortejo às 9h
Entrada: gratuita
Local da concentração: Praça do Japão
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 70 – Jardim Primavera
Percurso: cortejo segue até o Parque Infantil pela Av. Bento de Abreu.
Programação no Parque Infantil:
10h05 – Xirê
10h45- Gira
11h25 – Apresentação de Dança EMD – Iracema Nogueira
11h45 – Maracatu
12h15 – Grande roda de capoeira
12h45 – Grande Samba de Roda aberta à participação de todos

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias