Nesta sexta-feira (20) tem início a programação do Mês Municipal da Visibilidade Trans, realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+.
Com o tema “Vidas trans também importam”, a programação conta com ações de capacitação na área da saúde, feira cultural e empreendedora e orientação jurídica.
“A campanha deste ano engloba quatro aspectos: saúde, educação, trabalho e segurança pública”, explica a assessora de Políticas LGBTQIA+ da Prefeitura, Erika Matheus.
A programação começa no dia 20 e também acontece no dia 27 com a capacitação dos profissionais da saúde sobre o Processo Transexualizador, que garante o atendimento integral de saúde a pessoas trans pelo SUS. No dia 24, profissionais da rede de atenção em saúde básica participam de uma capacitação voltada a especificidades e acolhimento da população trans.
No dia 27 acontece a 5° Edição da Expobee – Feira Cultural e Empreendedora LGBTQIA+, em parceria com o coletivo Mais Plural. A atividade será realizada no Paço Municipal das 17h às 22h. Durante a feira, a Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ também dará orientações sobre o programa Retifique-se, que visa garantir a retificação de nome e gênero das pessoas trans interessadas.
“Essas ações são importantes para que essa população LGBTQIA+ tenha em mente que seus direitos básicos devem ser garantidos e para que a população em geral também reconheça a vulnerabilidade das pessoas trans e se conscientize sobre o seu papel nesse contexto”, reforça Erika Matheus.
Janeiro é considerado o Mês da Visibilidade Trans por expandir o significado e a importância do dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, data criada pelo Ministério da Saúde em 2004 para ampliar a luta da comunidade trans.