No mês de maio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento n° 384/2023 solicitando informações sobre a implantação do sistema de hidrômetros equipados com radiofrequência.
Em resposta ao requerimento, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informa que foram instalados na cidade cerca de 9.500 hidrômetros desse novo sistema, que estão previstos no conceito de Cidade Inteligente e são utilizados para a leitura de medição à distância (LMD).
“O objetivo é integrar o banco de dados de forma contínua, realizar leitura dos hidrômetros dentro do mesmo período, não realizar mais leituras estimadas (média) por local trancado e promover maior segurança aos usuários, uma vez que evita a entrada nas residências”, explicou o diretor comercial e de Relações Institucionais do Daae, Alexandre Coan Pierri.
Além disso, Pierri informou que os critérios utilizados para selecionar os locais em que já foram instalados os novos hidrômetros são: novos empreendimentos, regiões por agrupamento de leitura e locais em que um leiturista demorava o dia inteiro para fazer a leitura, devido à distância.
A autarquia aponta que, no distrito de Bueno de Andrada, o índice de perdas total era de 52% antes da implantação do sistema piloto com LMD. Com esse novo conceito, o índice de perdas diminuiu para uma média de 3,5%.
Entre os planos futuros do Daae, com a nova tecnologia, está o monitoramento 24 horas por dia do consumo, permitindo avisar ao usuário no dia seguinte a um possível vazamento, e não somente quando a pessoa receber a conta.
Para Angeli, “a leitura remota é uma solução inovadora que traz diversos benefícios tanto para a autarquia quanto para os usuários. Além de reduzir as perdas de água, também proporciona maior segurança aos moradores, ao evitar a necessidade de entrar em suas residências. Apoiamos iniciativas que promovam a modernização e eficiência dos serviços públicos, sempre buscando inovações por meio da tecnologia para o progresso de nossa comunidade”, conclui.