O gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua, faz um alerta sobre a previsão de uma passagem de uma frente fria pela cidade, que deve ocorrer até este domingo (16). As temperaturas tendem a ficar mais baixas no final da madrugada e início da manhã.
Luiz destacou que o comunicado com a previsão foi emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. “Devido a uma frente fria que se aproxima, seguida de uma massa de ar polar, é previsto que na grande maioria do estado haja a queda brusca de temperaturas e na região de Araraquara não é diferente. Para a nossa região, é previsto que as temperaturas cheguem na casa dos 7 graus. É claro que, com isso, é necessário que a população fique atenta, possa se precaver e adotar as medidas necessárias para a proteção, em especial das crianças, idosos e dos animais domésticos, que também sentem frio e devem ser abrigados, além das pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua. A Prefeitura, através da Assistência Social, faz um grande trabalho nessa questão das pessoas em situação de rua, mas é fundamental que as pessoas que avistarem uma condição dessa, avistarem pessoas nas ruas, entrem em contato com a Prefeitura”, comentou.
A Operação Inverno, lançada pela Prefeitura no início de maio, tem uma atuação intensificada nos dias de frio intenso em Araraquara. O objetivo é garantir a proteção social das pessoas em situação de rua nos dias em que enfrentarão as baixas temperaturas. A Prefeitura disponibiliza um telefone para uso exclusivo da equipe de abordagem social, por meio do qual os munícipes de Araraquara poderão solicitar atendimento para pessoas em situação de rua. O telefone é o (16) 99782-3770 e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Para os outros dias e horários, o contato pode ser feito direto pela Casa de Acolhida pelo telefone 3336-7510, ou com a própria Guarda Civil Municipal pelo número 153.
A ação é realizada por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as organizações sociais e grupos voluntários.
Entre outras ações que fazem parte da Operação Inverno, por meio do trabalho de todas as pastas envolvidas, existe a intensificação da abordagem social com foco no encaminhamento para o Centro POP e serviços de acolhimento na Casa de Acolhida, Associação São Pio e Sacrário de Amor; captação de alimentos que subsidiarão as ações dos grupos voluntários que atuam com a alimentação; testagem Covid e vacinação Covid nas ruas e nos serviços de acolhimento; e divulgação de alertas meteorológicos apontando queda extrema de temperatura.
Campanha do Agasalho
Também lançada no início de maio, a Campanha do Agasalho 2023 segue até 31 de julho. Com o tema “Quem doa, também fica com o coração quentinho”, a ação é organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Araraquara com apoio de diversos empresários. O objetivo é sensibilização da sociedade para doação de cobertores, roupas infanto-juvenil, roupas masculinas e femininas, entre outros itens em bom estado.
A campanha conta com mais de 130 pontos de coleta espalhados pela cidade, além da sede do Fundo Social de Solidariedade, que está aberta para receber doações durante todo o ano. A relação completa de todos os pontos de coleta pode ser conferida no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).