sexta-feira, 22, novembro, 2024

Defesa Civil realiza preparação intensa para a Operação Estiagem 2023

Em entrevista ao programa "Canal Direto com a Prefeitura", Luiz Dell’acqua falou sobre a ação que visa a prevenção de queimadas

Mais lido

Nesta segunda-feira (10), o programa “Canal Direto com a Prefeitura” contou com a participação de Luiz Dell’acqua, gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que falou detalhes sobre a preparação da cidade para a Operação Estiagem 2023, que visa intensificar o monitoramento e o combate a incêndios em vegetação no período de baixa umidade relativa do ar.

Luiz destacou que a região sai neste momento de um período muito chuvoso e agora, com a chegada do outono, a tendência é de um tempo seco, propício para as queimadas. “O período de estiagem é marcado pela ausência das chuvas, ao contrário do que passamos agora. Com isso, vários fatores contribuem para o aumento do número de queimadas. A Operação Estiagem tem seu início em maio, mas os trabalhos da operação já começam a partir de agora, com o cessar das chuvas. A partir de agora nós focamos na estiagem para que, em maio, estejamos com todo o trabalho de prevenção e preparação em ordem para trabalharmos visando chegar ao final do ano com o número reduzido de incêndios”, comentou.

O gerente da Defesa Civil apontou que o planejamento de contingência da Operação Estiagem reúne todo o sistema municipal de Proteção e Defesa Civil, ou seja, a maioria das secretarias municipais. “Algumas já têm seus trabalhos iniciados a partir de agora, por exemplo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que já intensifica a fiscalização em terrenos, lotes e áreas em que os proprietários devem se atentar à limpeza. Existe uma lei municipal que determina que os lotes e os terrenos devem ficar limpos, livres de mato, de lixo e de entulho. A fiscalização dessa questão começa agora a ser intensificada para que, quando chegar a época da seca e da estiagem, esses terrenos estejam limpos e os incêndios não aconteçam”, salientou.

Luiz acrescentou que a ausência de chuvas contribui para que a umidade relativa do ar alcance níveis extremamente baixos e isso, por si só, já traz muitos prejuízos para a saúde da população. “Há um trabalho de monitoramento nessa questão da qualidade do ar. A umidade baixa favorece, junto com outro aspectos como ventos fortes e características da época, o aumento do número de queimadas. São vários fatores apontados, mas o principal foco da operação é nas queimadas urbanas, que trazem diversas mazelas, prejudicam muito a saúde das pessoas, principalmente daqueles já acometidos por doenças respiratórias”, ressaltou.

O representante da Defesa Civil reforçou a orientação para que as pessoas mantenham limpas suas áreas, como terrenos e lotes. “Existe um comentário que diz que é melhor pagar uma multa do que pagar para limpar o terreno. Não é mais assim. Na verdade, as multas são caríssimas. Então é importante manter limpo seu terreno e evitar ser multado. Com isso, você vai preservar seu patrimônio, contribuindo para que não haja queimadas e assim contribuindo também com a saúde de toda a população. Também pedimos para que a população denuncie as queimadas. É uma medida bastante intensa e tivemos êxito nos planejamentos dos anos anteriores por conta das denúncias. As queimadas são consideradas crimes em dois artigos, tanto por causar poluição quanto do crime de queimada mesmo, então é muito importante que as pessoas denunciem um vizinho que está ateando fogo em terreno ou até quando se está passando pela rua, em qualquer local, e  se depara com um incêndio. Também é importante olhar suas câmeras de segurança e, sendo possível registrar qualquer autor de queimada, encaminhe para a Defesa Civil, Guarda Civil, Secretaria de Segurança Pública, que vamos buscar identificar e levar os responsáveis à luz da lei. E se deparando com incêndios, acione imediatamente os órgãos de emergência, principalmente o corpo de Bombeiros”, completou Luiz.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias