A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Euclídes Crocce, no Vale do Sol, em parceria com estudantes do curso de Enfermagem da ETEC Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), sob supervisão da professora Enf Inaiara, realizou, nesta quinta-feira (10), ação educativa alusivo ao “Novembro Azul”, na sala de espera da unidade, para os pacientes que aguardavam atendimentos diversos.
A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Na USF do Vale do Sol, nesta quarta, a equipe falou sobre a campanha e esclareceu os sinais e sintomas do câncer de próstata, destacando o conceito de saúde preventiva para a população masculina, que culturalmente não adere a métodos preventivos.
O intuito dessas ações, de acordo com os organizadores, é abrir portas para que os homens venham para atendimento investigativo, em caso de sintomas sugestivos da patologia. É conscientizar a população sobre a necessidade do autocuidado e fazer saber sobre os serviços disponíveis na unidade para os usuários, bem como possibilidades de tratamento em caso da patologia já instalada.
Essas ações preventivas e de educação em saúde estão sendo realizadas uma vez por mês para a população em geral que utiliza os serviços da unidade, sendo conduzidas por médicos, dentistas, equipe de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), da Secretaria Municipal de Saúde.