sexta-feira, 22, novembro, 2024

Jardim América recebe evento do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Cidade contará com uma série de atividades realizadas nesta sexta-feira (10) na Área de Lazer "Tom Zé"

Mais lido

Nesta sexta-feira (10), a Área de Lazer “Antônio José Paterniani – Tom Zé”, localizada no Jardim América, sediará o evento de celebração pelo Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, que neste ano vem com o tema “Até onde vai o seu racismo?”. À princípio, o encontro seria realizado no dia 27 de outubro, porém as fortes chuvas que atingiram a cidade nessa data ocasionou o adiamento.

O 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, data que foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Para celebrar a data, uma série de atividades acontece em todo o Brasil com o propósito de informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.

Em Araraquara, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, terá uma programação que contará com diversas atividades.

A programação terá uma roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com Albert Andreone, orientações sobre todas as doenças propensas à população negra, atividades relacionadas à Saúde da Mulher, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e orientações em geral. Também serão oferecidos gratuitamente serviços como aferimento de pressão e teste de glicemia, além da aula aberta de samba-rock e da oficina de tranças.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca a importância da ação. “A cidade de Araraquara, desde 2009, dá luz à importância dessa data, com o intuito de sensibilizar gestores e estudantes da saúde à implementação da Política de Saúde Integral da População Negra, mas em especial alertar essa população sobre os cuidados necessários sobre as doenças que atinge majoritariamente pessoas negras, como anemia falciforme, diabetes melittus (tipo II), hipertensão arterial, glaucoma, miomas uterinos, câncer de colo retal e o próprio suicídio, pois o racismo adoece e também mata. Diante disso, daremos início à programação do Novembro Negro”, destacou.

O evento será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o Núcleo da Saúde da População Negra e de Terreiros “Nair Claudino” e com a Associação Jardim América Futebol e Socialização, e conta com o apoio da Rede Temática de Serviços Farmacêuticos, através do Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.
Novembro Negro em Araraquara

A programação deste ano do Novembro Negro em Araraquara vai até o dia 2 de dezembro com uma ampla agenda de atividades que envolve ainda apresentações musicais e artísticas, exposições, inauguração do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas, exibições comentadas de documentários, comemoração do Dia da Umbanda, atividades de letramento racial, Ciclo de Formação Aquilombamento Aqualtune, Prêmio Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal e a Marcha da Consciência Negra.

A programação teve sua abertura oficial realizada no último sábado (4) na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, em um evento que contou com a Feiraxé, exposição “Desconstruindo preconceitos: dos orixás africanos à umbanda brasileira”, roda de conversa com o escritor Valmir Saldanha sobre o livro “In.cor.rentes”, lançamento da coletânea “África presente” do Prof. Dagoberto José Fonseca, além de apresentação do Mestre Irá e do grupo Batuqueiros de Aruanda. Nesta terça-feira (7), lideranças negras de Araraquara participaram da foto em frente à escadaria antirracista da Câmara Municipal. Ainda nesta terça, foi realizada a exibição comentada do documentário “Hip Hop: Do Bronxs ao Caic” no Teatro do Sesc.

O próximo evento da programação acontece neste sábado (11), às 14h30, na Praça Santa Cruz, com o “Samba com Consciência: Cantos e Contos” com o Grupo Jeito Simples e a multiartista Kizie de Paula.   

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias