domingo, 7, julho, 2024

Ministro Alexandre Padilha se reúne com direção da Santa Casa de Araraquara

Direção solicitou celeridade no repasse emergencial de R$ 2 milhões ao hospital

Mais lido

O prefeito Edinho Silva (PT) junto do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitou a Santa Casa de Araraquara e participou de reunião com o provedor, Jeferson Yashuda, o vice-provedor, Marcos Daniel, e outros representantes do conselho da Santa Casa e diretores, neste sábado (4).

A Santa Casa solicitou apoio do ministro Padilha junto ao Governo Federal para que dê celeridade ao cumprimento do PL 1417/21, que prevê o repasse financeiro emergencial de R$ 2 bilhões para Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que prestam serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde), além de pedir liberação de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e auxílio emergencial mensal pelos próximos seis meses.

“É urgente a necessidade de um debate sério sobre a revisão do pacto federativo. O atual modelo de financiamento do SUS não dá conta da demanda das Santas Casas, o que acaba recaindo sobre o orçamento também limitado dos Municípios. Em Araraquara, estamos chegando a 48% do orçamento público para a Saúde. Enquanto esse novo modelo ainda não é encontrado, o ministro Padilha se colocou à disposição para levar essas demandas da reunião para o presidente Lula”, destacou o prefeito.

Referência

“A Santa Casa de Araraquara é referência em 30 especialidades de alta complexidade para 24 municípios da região, totalizando mais de 1 milhão de habitantes. É uma unidade de saúde fundamental dentro do SUS regional e precisa de todo o nosso apoio e das outras esferas de governo, do setor privado e da sociedade como um todo. Todos estamos juntos por essa causa”, complementou Edinho.

Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; do presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e do vereador Aluisio Boi (MDB); da deputada estadual Márcia Lia (PT); da secretária de Saúde, Eliana Honain; da diretora do Departamento Regional de Saúde 3 (DRS 3), Sônia Regina Souza Silva; do prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL), que preside o consórcio regional de municípios; do ex-deputado estadual e ex-prefeito Roberto Massafera; do diretor tesoureiro da Santa Casa, Antônio Martins; do diretor geral, Delorges Mano (também superintendente do Daae); do diretor técnico, André Nogueira; do representante público institucional, Fernando Passos; entre outros diretores da unidade.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias