sexta-feira, 22, novembro, 2024

Obras de Pedro Fernandes Neto farão parte do acervo da Pinacoteca Municipal 

Vereadora Fabi Virgílio (PT) e vereador Aluisio Boi (MDB) participaram do ato de entrega dos quadros

Mais lido

Após a visita do empresário Cláudio Claudino ao presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), em julho próximo passado, para apresentar a obra do artista Pedro Fernandes Netto, os fatos foram se desdobrando. O parlamentar convidou a vereadora Fabi Virgílio (PT), que é ligada às artes, a ajudar no reconhecimento ao artista. 

Vale ressaltar que Pedro Fernandes Neto é natural do Pernambuco e se fixou em Araraquara em 1989. Muito ativo, atuou no teatro do Sesi por muitos anos e foi sempre uma figura importante na igreja do Jardim América. Por problemas de saúde, perdeu a visão, mas continuou a produzir arte. 

O primeiro passo foi apresentar o artista à produção da TV Câmara, que imediatamente começou a trabalhar o material da vasta obra para rodar um programa sobre o Seu Pedro, que é artista plástico, escritor e poeta. Outro desdobramento foi a exposição “Seu Pedro, o artista”, realizada no saguão de entrada da Câmara, em uma grande mostra com telas, esculturas, poemas e fotos do talentoso artista. 

Agora, a obra ficará protegida e eternizada na Pinacoteca Municipal “Mário Ybarra de Almeida”. Na tarde desta segunda-feira (7), Boi e Fabi receberam Alessandra de Lima, responsável pela Gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara, para o ato de entrega de duas telas pintadas pelo Seu Pedro: um busto do ex-prefeito Waldemar de Santi e outro da poetiza Hilda Hilst. 

“O seu Pedro tinha intenção de presentear a Câmara com os dois quadros, mas achamos por bem disponibilizá-los para a coleção do Município, que hoje conta com cerca de 900 obras”, ressaltou Fabi. 

Alessandra, por sua vez, agradeceu a iniciativa da Câmara e disse que “essas obras vão enriquecer nosso acervo e que Seu Pedro ficará eternizado na Pinacoteca”. 

Para Boi, um cidadão com tantos talentos deve ter sua arte guardada e seu legado preservado para que as futuras gerações conheçam as várias vertentes artísticas que nascem do povo. “O Seu Pedro simboliza isso, é um homem simples e de multitalentos: pintor, escultor e poeta, e precisa ser reconhecido em vida, que é o que estamos tentando fazer”, pontuou.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias