sexta-feira, 22, novembro, 2024

Oficina de RAP entra na grade das Oficinas Culturais Municipais

Atividade gratuita será realizada nos Centros de Referência Afro e LGBTQIA+; inscrições estão abertas para crianças, jovens e adultos

Mais lido

Uma nova oficina está sendo inserida à grade de programação do programa Oficinas Culturais Municipais: é a oficina “Rap – origem, significado, missão e valores”, ministrada por Prettu Nell e oferecida no Centro de Referência Afro Mestre Jorge e no Centro de Referência LGBTQIA+ Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa).

A atividade é oferecida gratuitamente a crianças, jovens e adultos, com foco naqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Com a intenção de reduzir um impacto dessa realidade nas periferias, venho com proposta de desenvolver um trabalho de educação através do Rap e do Hip Hop, usando seus elementos e suas vertentes e, assim, promover uma transformação no quadro da sociedade. A ideia é trazer inspiração e motivação para ser construído um futuro melhor, a partir de jovens, crianças e adolescentes, por meio da arte da música – em específico, o Rap”, explica o músico e produtor Prettu Nell, que é rapper e gravou seu primeiro trabalho em 2005.

“O objetivo da oficina é tornar o aluno apto para ingressar na carreira artística, sabendo como compor, interpretar, produzir e vender seu show de Rap. Sendo de extrema importância a prática dos tópicos primários, a saber, origem, significado, missão e valores do Rap”, explica Prettu.

Ainda, segundo o educador, “a justa contribuição com a sociedade na formação de artistas que antes estavam propensos à marginalidade, lhe será dada proposta de sonhar e realizar o que sonhou. Parafraseando Mano Brown ‘Não ofereço sucesso, mas sim, luta’ pelo que se acredita.”

Para tanto, a oficina contará com: exibição de vídeos, uso de livros e revistas, e depoimentos de artistas locais. Serão abordados: os tipos de Rap, análise dos tipos e sub-gêneros do Rap, as rimas, além de conceitos do marketing e empreendedorismo – fundamentais para a profissionalização e sucesso do artista.

A oficina conta com uma hora e meia de duração. No Centro de Referência LGBTQIA+, a oficina de Rap será realizada na terça-feira, das 18h30 às 20 horas; já no Centro de Referência Afro, a oficina será às quartas-feiras, das 17 às 20h30, sendo das 17h às 18h30 para crianças até 14 anos, e das 19h às 20h30 para jovens e adultos.

Para se inscrever é necessário, no ato da matrícula, apresentar os seguintes documentos: documento de identidade do estudante e do responsável (se menor de idade) e comprovante de endereço. Os interessados devem se inscrever no local e horário que a oficina é oferecida.

Confira os endereços dos Centros de Referência: LGBTQIA+ fica na Av. Espanha, 536, enquanto o Afro está localizado na Av. Mauá, 377 – ambos na região central de Araraquara. Mais informações podem ser adquiridas nos locais das oficinas.

SERVIÇO:

Inscrições abertas para oficina “Rap – origem, significado, missão e valores”

Locais:

– Centro de Referência LGBTQIA+ (Av. Espanha, 536 – Centro)

Terça-feira: das 18h30 às 20 horas

– Centro de Referência Afro (Av. Mauá, 377 – Centro)

Quarta-feira: das 17h às 20h30

– 17h às 18h30 (crianças até 14 anos)

– 19h às 20h30 (jovens e adultos)

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias