terça-feira, 2, julho, 2024

Palestras focam em orientações sobre prevenção e combate a queimadas e incêndios

As ações do plano Operação Estiagem continuarão sendo empregadas até o término do período de estiagem, geralmente, ao final do mês de setembro

Mais lido

Moradores da região da Chácara Flora e proximidades, além de outros convidados, participaram de uma ação que envolveu palestras de orientação relacionada à prevenção e ao combate das práticas de queimadas e incêndios. A palestra ocorreu na manhã do último sábado (6), na sede de campo da Nigro.

O trabalho foi articulado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Corpo de Bombeiros e com representantes da associação de moradores da Chácara Flora (Amar Flora).

O técnico em Serviços Públicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tiago Sant’ Ana de Oliveira, foi um dos palestrantes. Ele abordou assuntos relacionados às queimadas e efeito estufa, erosão, desertificação e saúde pública, bem como as principais legislações federais, estaduais e municipais.

“É essencial sensibilizar os munícipes sobre esses assuntos porque, além de eles poderem contribuir em relação ao tema, ainda podem se tornar multiplicadores para seus familiares e amigos”, avalia o técnico da Secretaria de Meio Ambiente. 

A segunda palestra foi ministrada pelo Cabo PM Jonatan de Souza Donofre, que discorreu sobre tipos de incêndios, equipamentos de proteção individual (EPI) e técnicas de combate aos incêndios. Em um segundo momento, o Cabo Jonatan Donofre realizou uma dinâmica prática em uma área do horto florestal, onde os presentes puderam combater um foco de incêndio controlado e com as devidas medidas de segurança.


De acordo com o gerente Luiz Dell’acqua, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, as ações fazem parte do planejamento de contingência Operação Estiagem e buscam trabalhos pontuais de capacitação, realizando o levantamento das problemáticas ocorridas em cada região, principalmente as mais atingidas pelas queimadas, para a adoção de ações específicas, além de orientação da população local, para que, em conjunto com o poder público, possa contribuir para a mitigação dessas ocorrências.

Os trabalhos de orientação realizados junto à comunidade, principalmente das regiões mais afastadas do centro urbano, são de extrema relevância para o contexto da redução do número de queimadas. “Os trabalhos de orientação e capacitação nessas localidades permitem que possamos conhecer e analisar o mapa de risco de forma pontual, e com isso, adotarmos ações para o enfrentamento dos cenários desastres, principalmente com a participação da população”, enfatiza.

As ações do plano Operação Estiagem continuarão sendo empregadas até o término do período de estiagem, geralmente, ao final do mês de setembro.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias