segunda-feira, 20, maio, 2024

Araraquara integra iniciativa global de educação da Amazon Web Services

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara e a Amazon Web Services (AWS), plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada no mundo, lançam hoje (28), na cidade, o programa AWS Educate, que oferece aos seus usuários acesso gratuito ao conteúdo de aprendizagem e aos serviços da AWS criados para gerar conhecimento e habilidades em computação na nuvem. O lançamento acontece às 14h30, no Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

A iniciativa marca o início de um “polo de nuvem” na cidade. Para isso, a AWS está disponibilizando um valor de US$ 100 mil em créditos para o desenvolvimento de projetos em Araraquara. A expectativa é a formação inicial de mil alunos nas instituições de ensino da cidade. Além do IFSP, já aderiram ao programa a Fatec (Faculdade de Tecnologia), Faculdades Logatti, Uniara, Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz e Itec (Instituto Tecnológico de Araraquara e Região).

O programa AWS Educate é uma iniciativa global da AWS que propicia o aperfeiçoamento de habilidades em tecnologia na nuvem, disponibilizando 12 caminhos de carreira por meio de cursos e créditos profissionais para o desenvolvimento de projetos. Os cursos são traduzidos para o português e têm uma média de 30 a 40 horas com projeto final e avaliação.

A coordenadora do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle Paiva, ressalta o papel articulador da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico entre a AWS e as universidades, instituições de ensino e empresas locais, pensando na importância do fomento da cultura digital como um campo de trabalho promissor. “Em Araraquara nós temos uma variedade e grande qualidade de instituições e cursos na área de tecnologia da informação, assim como temos muitas empresas. A união desses campos com o apoio do poder público local é capaz de gerar um ecossistema que propicie formação, emprego, desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e novos modelos de negócios”, explica Camila.

No evento de lançamento estarão presentes instituições participantes, empresários, professores, alunos e os representantes da AWS: a norte-americana Abby Daniell, gerente de desenvolvimento de negócios para América Latina, Canadá e Caribe, e Paulo Cunha, diretor de Public Sector para a América do Sul.

Abby explica que o AWS Educate busca acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. Nos próximos dez anos aumentará uma demanda por habilidades mais técnicas de TI, particularmente em torno do machine learning e computação em nuvem. A AWS busca ajudar a reduzir esse gap educacional por meio de programas como o AWS Educate, o portal acadêmico para a próxima geração de profissionais de TI e nuvem, que fornece desenvolvimento gratuito de habilidades para centenas de milhares de estudantes do ensino superior em todo o mundo.

Para outras informações sobre o AWS Educate, acesse:

 https://aws.amazon.com/pt/education/awseducate/

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias