quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Vigilância em Saúde realiza campanha educativa de combate à dengue na área central

Programação alusiva ao Dia D 'Dia Nacional de Combate à Dengue', comemorado no penúltimo sábado do mês de novembro, segue até dia 18

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, através das equipes de Vigilância do Controle de Vetores Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação preventiva e educativa de combate à dengue, nesta sexta-feira (10), na Praça de Santa Cruz, na área central de Araraquara.

Foi o início das atividades alusivas ao Dia D ‘Dia Nacional de Combate à Dengue’, instituído pela Lei N° 12.235/2010 e comemorado no penúltimo sábado do mês de novembro, que serão desenvolvidas até o próximo sábado, dia 18.

Durante a ação, os agentes de controle de vetores circularam com a Carreta da Alegria para chamar a atenção da população e depois pararam na praça, onde orientaram as pessoas sobre a limpeza de quintais, das calhas, de ralos, e também no interior das residências em locais que acumulam água, por exemplo, na bandeja embaixo do motor da geladeira.


A dona de casa Maria do Carmo Soares Rigo, moradora no Jardim Iedda, já foi infectada pelo mosquito Aedes aegypti, e relatou aos agentes como cuida da casa.

“Eu tenho minhas plantinhas, mas não uso prato embaixo do vaso. Também limpei minhas calhas esses dias e depois dessa chuvarada vou limpar outra vez. Eu peguei dengue duas vezes e isso é perigoso. Pode levar a óbito”, relatou Maria do Carmo.

A gerente de Controle de Vetores, Alessandra Nascimento, reforça o apelo para que a população colabore na limpeza das casas.

“É importante manter os cuidados o ano inteiro e ficar atento quanto aos sintomas, caso tenha sintomas procurar orientação médica na unidade de saúde mais próxima e não se automedicar. É importante a atenção com qualquer tipo de material que possa acumular água. Os pequenos criadouros também requerem atenção, ainda que seja uma tampinha de garrafa, bebedouro de animal”, orienta a gerente.

A panfletagem educativa permanecerá em toda região central da cidade, até o dia 18 de novembro, nos principais semáforos e em vários pontos.

E no dia 18 de novembro, Dia D, será realizado um evento, das 7h30 às 13h30, no estacionamento da USF ‘Dr. Antônio Carlos Pizzolitto’ Adalberto Roxo I. Também haverá passeios na Carreta da Alegria, haverá estande demonstrativo com ciclo do mosquito, além de teatro, algodão e pipoca doce, pula-pula e tobogã para atrair as crianças com as famílias.

Aproveitando a mobilização, as equipes de saúde estarão realizando vacinação e pesagem para o Bolsa Família.

O trabalho de fiscalização casa a casa e ações de bloqueios continuam em vários pontos da cidade com a participação de aproximadamente 100 agentes de controle de vetores.

Neste ano de 2023, a Vigilância em Saúde contabiliza 742 pessoas infectadas pelo mosquito da dengue.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias